Hospital do Câncer de Londrina anuncia nova unidade de internação
Obra marca os 60 anos da instituição e vai ampliar em 62 leitos a capacidade de atendimento oncológico pelo SUS

O Hospital do Câncer de Londrina (HCL) lançou, na manhã desta segunda-feira (29), a pedra fundamental da nova Unidade de Internação, em cerimônia realizada no terreno localizado na Rua Fernando Luiz Massaro, no bairro Abussafe, zona leste de Londrina.
LEIA MAIS: Sistema do Pix tem instabilidade na manhã desta segunda (29)
O lançamento acontece em meio às comemorações dos 60 anos do Hospital do Câncer de Londrina, completados em 2025. A nova unidade terá 62 leitos de internação e será construída em um terreno de mais de 25 mil metros quadrados, na zona leste da cidade. A área foi doada pela Prefeitura de Londrina e teve a destinação aprovada pela Câmara de Vereadores.
De acordo com a direção do HCL, a unidade foi planejada para oferecer dignidade e qualidade de vida aos pacientes em tratamento: “Trata-se de um espaço pensado para acolher com excelência, priorizando um cuidado integral e humanizado”.
A deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR), que articulou recursos junto ao governo federal para viabilizar a obra, ressaltou o caráter humanitário da iniciativa: “A unidade de internação vai oferecer cuidado, dignidade e, sobretudo, amor aos pacientes e seus familiares. Hoje iniciamos mais um capítulo dessa história, um gesto de um País que cuida e que não deixa ninguém para trás”.
O evento reuniu diretores, conselheiros, associados, autoridades e lideranças locais, reforçando o compromisso da instituição em ampliar o acesso ao tratamento de câncer para Londrina e região.
O Hospital do Câncer de Londrina é referência para 166 municípios do estado, alcançando uma população de mais de 1,2 milhão de pessoas por ano. São cerca de 2,5 mil atendimentos diários, sendo mais de 90% realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além dos tratamentos de alta complexidade, a instituição também se destaca pelo cuidado integral, incluindo programas de apoio multidisciplinar que garantem suporte físico e emocional aos pacientes e familiares.