Guto Silva visita Arábia Saudita em busca de soluções urbanas
Agenda inclui as cidades de Riyadh e Tabuk em uma série de visitas técnicas voltadas a projetos de mobilidade, urbanismo verde e sustentabilide

O secretário estadual das Cidades do Paraná, Guto Silva, embarca este mês para a Arábia Saudita, onde participa de uma série de visitas técnicas voltadas a projetos de mobilidade, urbanismo verde e sustentabilidade para gestão de cidades. A agenda internacional se estende até a próxima quinta-feira (2), com compromissos concentrados em Riyadh, capital do país, e Tabuk.
LEIA MAIS: Trabalhador morre após ser atingido por pedra de mármore no PR
Em Riyadh, a agenda inclui reunião no Ministério das Cidades e Assuntos Municipais e visita técnica ao Riyadh Metrô, considerado o maior projeto de mobilidade em construção do mundo. Guto também conhecerá o King Salman Park, um dos maiores parques urbanos do planeta, referência em urbanismo verde e sustentabilidade.
Outro ponto da visita é o Diriyah Gate Project, iniciativa de revitalização histórica e cultural alinhada ao conceito de cidades inteligentes, além de encontros no King Abdullah Financial District (KAFD) – um dos principais polos financeiros e tecnológicos do país – e na sede da Autoridade Saudita de Dados e Inteligência Artificial (SDAIA), instituição que lidera o avanço das cidades inteligentes sauditas por meio da aplicação inovadora de big data e tecnologias de inteligência artificial.
Já em Tabuk, o secretário conhecerá o Projeto NEOM, uma megacidade futurista em construção, considerada uma das iniciativas urbanas mais ambiciosas do mundo.
Para Guto Silva, a missão representa uma oportunidade de firmar cooperação internacional e trazer ao Paraná referências globais em planejamento urbano e soluções tecnológicas para as cidades.
“É uma imersão em um laboratório vivo de planejamento urbano, conhecendo o que há de mais moderno em gestão de cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis”, afirmou o secretário.
Ele reforça que o objetivo da visita é identificar boas práticas que possam ser adaptadas à realidade paranaense:
“O Paraná já é uma referência em gestão pública para o Brasil e demonstra que está no caminho certo. Agora, para avançar, precisamos buscar parcerias e projetos que são referência para o mundo”, completou.