Governo inicia restauração e ampliação da PRC-466 no Vale do Ivaí
Processo entra agora na etapa de elaboração dos projetos básico e executivo, com início da pavimentação em concreto em 2026
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O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta quinta-feira (27), em Ivaiporã, o início do processo de restauração e ampliação de um trecho de quase 52 quilômetros da PRC-466, entre Lidianópolis e Manoel Ribas, no Vale do Ivaí e região Central do Paraná. O processo entra agora na etapa de elaboração dos projetos básico e executivo, com início da pavimentação em concreto em 2026. Com R$ 558,5 milhões, trata-se de um dos maiores investimentos do Governo do Estado em infraestrutura rodoviária na região.
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O projeto da PRC-466 contempla a recuperação de 51,86 quilômetros da rodovia e inclui 15,9 quilômetros de duplicação, 17,18 quilômetros de terceiras faixas, acostamentos, novas vias marginais e a construção de seis viadutos.
Segundo Ratinho Junior, as intervenções fazem parte de um projeto contínuo de modernização do corredor rodoviário que liga Guarapuava, Pitanga, Manoel Ribas e Vale do Ivaí. “Estamos iniciando mais um lote de mais de meio bilhão de reais de investimento, o maior da história nesse corredor. É uma rodovia em concreto, com trechos duplicados e terceiras faixas, nos mesmos padrões usados nos Estados Unidos e na Europa”, afirmou.
O governador defendeu que o investimento terá um impacto direto no desenvolvimento regional. “Essa transformação vai dar mais segurança, capacidade de carga e fluidez ao trânsito, fortalecendo o crescimento do Vale do Ivaí, que já vem se expandindo muito nos últimos anos”, acrescentou. Ele adiantou ainda que o Estado deve publicar nas próximas semanas a licitação do trecho seguinte, entre Ivaiporã e Mauá da Serra, dando continuidade ao novo eixo de integração logística do Centro do Paraná.
SOLUÇÃO MODERNA – De acordo com o secretário estadual da Infraestrutua e Logística, Sandro Alex, o trecho será restaurado com o método whitetopping. A técnica utiliza o pavimento asfáltico existente como base para a nova camada rígida de concreto, uma solução moderna que aumenta a durabilidade da rodovia e reduz custos de manutenção.
“O Estado está concluindo um corredor moderno e estruturante no Centro do Paraná, integrando diferentes trechos que começaram em Guarapuava e agora avançam até Lidianópolis. Essa etapa da PRC-466 consolida um pacote completo de melhorias, com pavimento em concreto, viadutos, duplicações e novas marginais, entregando mais segurança e eficiência para quem trafega pela região”, detalhou Sandro Alex.
Segundo o secretário, o investimento tem papel decisivo no desenvolvimento regional. “Com essas obras, o Vale do Ivaí ganha condições melhores para atrair indústrias, gerar emprego e melhorar indicadores sociais. É uma transformação de longo prazo, construída com planejamento e continuidade”, complementou.
EXTENSÃO E CARACTERÍSTICAS – A intervenção começa no distrito de Porto Ubá, em Lidianópolis, e engloba o alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí, seguindo por Jardim Alegre e Ivaiporã até o acesso a uma subestação de Furnas, já no território de Manoel Ribas. A duplicação está concentrada especialmente nas áreas urbanas de Jardim Alegre e Ivaiporã, começando pouco antes do entroncamento com a PR-082 e avançando até a região do Centro de Distribuição da Comercial Ivaiporã.
Os seis viadutos previstos atenderão pontos críticos de tráfego. Um deles será instalado em Lidianópolis, substituindo a rotatória com a Rua Mato Grosso; um no acesso à PR-082, rumo a Lunardelli; dois em Jardim Alegre, nos entroncamentos com a Avenida Mattos Leão; e dois em Ivaiporã, no acesso à PR-846 e à Avenida Ladislao Gil Fernandes. O pacote inclui ainda novas rotatórias, retornos, iluminação, drenagem moderna, além de sinalização vertical e horizontal.
A licitação foi concluída no dia 18 de novembro pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), que confirmou como vencedor o Consórcio Construtor PR-466 – Porto Ubá, formado pelas empresas Construtora Tripoloni e Consol – Engenheiros Consultores. O processo usa o modelo de Contratação Integrada, com prazo total de 1.020 dias, sendo os primeiros 300 dedicados à elaboração dos projetos básico e executivo, e outros 720 dias para execução das obras.
O DER/PR, vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil), acompanhará todas as etapas até a assinatura do contrato e início das intervenções em campo.
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