Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
RECONSTRUÇÃO

Governo do PR aumenta presos trabalhando na reconstrução de Rio Bonito

O governo quadruplicou a mão de obra carcerária em Rio Bonito do Iguaçu para reconstrução de escolas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Governo do PR aumenta presos trabalhando na reconstrução de Rio Bonito
Autor Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Com o objetivo de reforçar ainda mais as frentes da reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu, o Governo do Paraná aumentou em quatro vezes o número de pessoas privadas de liberdade trabalhando no município. Atualmente, são 46 presos atuando em colégios estaduais, CMEIs, Apae e destacamento da Polícia Militar, número que deve chegar a 59 pessoas nesta sexta-feira (14) e que deverá crescer ainda mais.

📰 LEIA MAIS: Ex-presidente do INSS é preso em operação contra fraudes

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na segunda-feira (10), o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou o reforço das ações de reconstrução com o envio de, em um primeiro momento, 14 presos da região de Guarapuava focados na limpeza e reconstrução do Colégio Estadual Ludovica Safraider, a unidade mais afetada pelo tornado.

Já na terça-feira (11), outros 16 se somaram aos esforços de reconstrução na cidade, vindos de unidades da região Oeste. Nesta quinta (13), mais 16 chegaram a Rio Bonito do Iguaçu e outros 10, que atuam na Prefeitura de Cascavel, serão enviados para ampliar as frentes de trabalho, chegando a 56. Somando a outros três que estão em Laranjeiras do Sul auxiliando na separação de doações, serão quase 60 detentos trabalhando, quadruplicando a força de trabalho.

O envio de mais mão de obra carcerária deve continuar. A expectativa é que, após os trâmites legais, cerca de 70 a 80 apenados estejam trabalhando em Rio Bonito do Iguaçu. Todos são acompanhados por policiais penais e possuem histórico de bom comportamento, entre outros requisitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dos 49 presos trabalhando em Rio Bonito do Iguaçu (46 na cidade e três em Laranjeiras do Sul), 24 são do Programa Mãos Amigas, iniciativa do Governo do Estado que promove a reinserção social de pessoas privadas de liberdade por meio da prestação de serviços de manutenção, conservação e reparos em unidades escolares da rede estadual.

O programa alia reintegração social à valorização dos espaços públicos, beneficiando tanto as escolas quanto os participantes, que desenvolvem habilidades profissionais e senso de pertencimento social. São presos do regime fechado e semiaberto, com bom comportamento e que já cumpriram parte da pena.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, ressaltou que essa iniciativa poderá ser utilizada durante todo o período de reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu. “Nós temos mais de 13 mil pessoas privadas de liberdade que trabalham, que prestam serviços para empresas, para os municípios e aqui não é diferente. Temos pessoas privadas de liberdade do projeto Mãos Amigas e que foram deslocados para cá, e também de outros serviços e empresas para dar rapidez na restauração dessas escolas e outros serviços que porventura sejam necessários”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O restante dos presos trabalhando em Rio Bonito do Iguaçu não integram o programa. Eles são oriundos de canteiros de trabalho da PPPR e também de empresas terceirizadas parceiras da instituição. Esse grupo está na fase final de cumprimento da pena e, com o trabalho, conseguem a remição do período a ser cumprido, além de receberem auxílio-financeiro.

A chefe do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, Adriane Almeida, destacou a importância do apoio dessa mão de obra para restabelecer, o mais rápido possível, as atividades nas unidades mais afetadas. “O Mãos Amigas tem feito a diferença no Paraná na questão das reformas e pequenos reparos nas escolas. É uma sacada fantástica que ajuda a sociedade, ao mesmo tempo em que eles são ressocializados. Isso é maravilhoso”, afirmou.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline