MAIS LIDAS
VER TODOS

CONQUISTA INÉDITA

Governador do Paraná recebe jovens que levantaram a Taça das Favelas

Os atletas paranaenses foram campeões da edição de 2023 ao derrotarem o time do Espírito Santo por 2 a 1

Da Redação

·
Eles foram recebidos nesta quarta-feira (17)
Icone Camera Foto por Ari Dias/AEN
Eles foram recebidos nesta quarta-feira (17)
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.01.2024, 14:15:39 Editado em 17.01.2024, 14:15:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quarta-feira (17) a seleção paranaense que foi campeã nacional de maneira inédita da Taça das Favelas na categoria masculina. O torneio, que é organizado pela Central Única das Favelas (Cufa), reúne milhares de jovens moradores de comunidades de todo o Brasil, em um dos mais importantes campeonatos de futebol amador do Brasil. O Paraná foi campeão da edição de 2023 do torneio ao derrotar o time do Espírito Santo por 2 a 1. A final foi disputada em São Paulo, no último sábado (13).

continua após publicidade

“É uma alegria receber os nossos campeões do maior campeonato de comunidades de todo o Brasil. Aqui temos futuros atletas, mas também jovens que vão seguir outros caminhos, com outras profissões, a partir deste projeto que promove a cidadania dos garotos por meio do esporte”, afirmou Ratinho Junior.

- LEIA MAIS: Paraná tem mais duas temporadas de cruzeiros confirmadas; entenda

continua após publicidade

O Governo do Estado apoia da Cufa no Paraná, fornecendo material esportivo aos atletas nas competições e dando apoio aos treinamentos. “Temos uma grande parceria em projetos sociais com a Cufa, que nos auxilia a chegar a todos com nossos programas, de maneira universal. Fico muito honrado de ver que a parceria com o Estado está, também, revelando talentos e fazendo campeões”, complementou.

O time paranaense que venceu o campeonato é formado por jovens de 15 a 17 anos de todas as comunidades do Paraná. Na competição de 2023, foram mais de 11 mil jovens inscritos no Estado.

“Esta iniciativa é muito importante. Nos Jogos Escolares, por exemplo, temos mais de 150 mil jovens matriculados competindo. Já no torneio da Cufa, conseguimos trabalhar com a inclusão de muitos jovens não matriculados. São meninos que poderão ter um futuro promissor em grandes times ou como profissionais de outras áreas", afirmou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.

continua após publicidade

“O mais importante é a visibilidade que damos a estes territórios. Favela não é carência, favela é potência. Este elenco campeão é formado por futuros jogadores, médicos, advogados e professores", disse o presidente da Cufa no Paraná, José Antônio Jardim, que participou da cerimônia.

TÍTULO

A seleção paranaense, formada por jogadores de várias comunidades diferentes do Estado, foi escolhida a partir de uma fase preliminar disputada por 48 equipes de diversas cidades paranaenses. Depois, na fase nacional, o Paraná venceu Rio Grande do Sul, Paraíba, Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo até levantar a taça.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

continua após publicidade

“Nós levamos os melhores, com garotos de Curitiba, da Região Metropolitana, Ponta Grossa, do Interior do Estado, enfim, de vários lugares, e montamos uma verdadeira seleção. Estes meninos provaram que o Paraná tem muito talento”, afirmou o técnico da equipe, Dinei Sorverão.

A final foi disputada no Estádio Canindé, em São Paulo. Nicolas Gabriel Darany, conhecido como Nico, fez o gol que abriu o placar contra a seleção capixaba. Morador da comunidade México 70, em Curitiba, ele disse esperar que o título dê visibilidade a ele e aos colegas. “Expectativa agora é conseguir uma oportunidade em um time. Se eu não conseguir, que seja algum dos meus colegas consiga. Viramos uma família e se isso acontecer com algum deles, já vai ser muito gratificante”, disse.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Governador do Paraná recebe jovens que levantaram a Taça das Favelas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!