Golpistas criam vaquinha falsa em nome de adolescente morta em tornado no PR
Mãe afirma que família não está pedindo dinheiro e alerta para perfis falsos
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A família da adolescente Julia Kwapis, de 14 anos, uma das seis vítimas fatais do tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, alertou nesta terça-feira (11) sobre um golpe usando o nome da jovem. Golpistas criaram uma vaquinha online falsa para arrecadar dinheiro supostamente destinado aos familiares.
-LEIA MAIS: Pai é preso após ser visto abusando da filha de 8 anos em evento no PR
Mary Kwapis, mãe de Julia, enfatizou que a família não está realizando nenhum tipo de arrecadação e que qualquer campanha na internet relacionada ao nome da filha é fraudulenta.
Os criminosos utilizam um perfil no Tik Tok, que já soma quase 90 mil seguidores, para promover o golpe. Na página, são usadas entrevistas da família e imagens da adolescente para sensibilizar as pessoas e solicitar doações.
Julia Kwapis estava na casa de uma amiga quando foi atingida e arrastada pelas fortes rajadas de vento, segundo relato da família. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital São José, em Laranjeiras do Sul, cidade vizinha, mas não resistiu aos ferimentos.
O tornado deixou um rastro de destruição em Rio Bonito do Iguaçu. Além das seis mortes confirmadas, mais de 800 pessoas precisaram de atendimento médico. A Defesa Civil estima que 90% das edificações da cidade foram destruídas. Uma sétima morte foi provocada pelo tornado em Guarapuava, na região central.
Onde ajudar
Embora a família de Julia não esteja arrecadando fundos, a prefeitura e o Governo do Estado organizam doações para ajudar os moradores desabrigados.
Guto Silva, secretário de Estado das Cidades, orientou que os donativos sejam centralizados nos postos do Corpo de Bombeiros e nas unidades da Defesa Civil. As pessoas podem levar as doações ao quartel mais próximo e informar que se destinam a Rio Bonito do Iguaçu, o que facilitará a organização e a entrega às famílias atingidas.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline