Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PREVISÃO

Fumaça das queimadas deve aumentar no Paraná e agravar qualidade do ar

A previsão é de que a fumaça ingresse com mais força sobre o estado e haja uma piora gradativa na qualidade do ar

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Fumaça das queimadas deve aumentar no Paraná e agravar qualidade do ar
AutorO cenário, contudo, deverá ser alterado somente após o registro de chuva em todas as regiões do País - Foto: Reprodução

A quantidade de fumaça sobre o estado do Paraná deve aumentar nos próximos dias, após a diminuição da estiagem com a chegada de chuvas em algumas cidades, e a qualidade do ar será impactada negativamente. A chuva conseguiu reduzir o número de focos de incêndio em algumas regiões. As informações são da Banda B.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a previsão é de que a fumaça ingresse com mais força sobre o estado e haja uma piora gradativa na qualidade do ar. O cenário, contudo, deverá ser alterado somente após o registro de chuva em todas as regiões do País, o que deve ocorrer entre sexta-feira (20) e sábado (21).

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Nos próximos dias, a fumaça vai ingressar ainda mais no estado e a qualidade do ar vai piorando gradativamente até a chegada de chuva em todas as regiões do país novamente, o que deve ocorrer a partir de sexta-feira e sábado. Essa melhora momentânea é bem-vinda, mas continua todo esse fluxo de fumaça e veremos novamente entre hoje e amanhã, de forma mais persistente, o céu mais acinzentado e o pôr-do-sol, alaranjado”, disse o meteorologista Lizandro Jacóbsen.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, a região Sul do País deverá registrar 70 mm de chuva até o dia 23 devido à passagem da frente fria. Com exceção do Nordeste, todas as regiões do Brasil deverão registrar chuva até a próxima segunda-feira (23).

?? Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

publicidade

A frente fria que avança sobre o Paraná foi favorável para uma “melhoria momentânea”, segundo Jacóbsen. No entanto, apesar da ocorrência de chuva nos próximos dias, o vento segue transportando partículas geradas pelas queimadas.

Entre as capitais brasileiras, Curitiba é que registra melhor qualidade do ar nesta quarta-feira (18), segundo monitor da agência suíça IQAir. O índice de qualidade na capital paranaense segue em 26, sendo que o nível de medição vai até 500. Quanto maior o número, pior a qualidade do ar na cidade. Na sexta-feira (20), porém, o índice deve se elevar para 82.

A exposição à fumaça gerada pelas queimadas deverá influenciar no aumento do número de casos de câncer nas próximas décadas. “Se a gente não prevenir essas questões hoje, a gente corre risco de ter um aumento dos tipos câncer relacionados ao sistema respiratório em um futuro próximo”, disse Ubirani Otero, chefe da Área Técnica Ambiente, Trabalho e Câncer do Instituto Nacional de Câncer (Inca), à Agência Brasil.

publicidade

De janeiro a agosto, os incêndios atingiram 11,39 milhões de hectares, segundo dados do Monitor do Fogo Mapbiomas, divulgados no último dia 12.

Para mais informações, acesse à Banda B, parceira do TnOnline.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline