Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
CLIMA

Formação de ciclone extratropical traz alerta de tempestades no Paraná

Fenômeno, que ganha força entre o Uruguai e a Argentina, impulsiona uma frente fria que começará a espalhar temporais pelo Estado na terça-feira (07)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Formação de ciclone extratropical traz alerta de tempestades no Paraná
Autor Forte aquecimento provoca pancadas de chuva de forma desorganizada já nesta segunda-feira - Foto: Gilson Abreu/AEN

A formação de um ciclone extratropical a partir desta segunda-feira (6) coloca o Paraná em alerta para tempestades e ventos fortes ao longo da semana. O fenômeno, que ganha força entre o Uruguai e a Argentina, impulsiona uma frente fria que começará a espalhar temporais pelo território paranaense principalmente na terça-feira (7).

Diante do avanço da instabilidade, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) antecipou um aviso de tempestade válido para todos os municípios do estado. A previsão indica chuvas de até 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia, além de rajadas de vento intenso que podem alcançar os 60 km/h entre a tarde e a noite de terça-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Jovem de 19 anos morre após suspeita de dengue e parada cardíaca no PR

Embora o sistema frontal chegue com mais força no dia seguinte, o clima já apresenta instabilidade. De acordo com os meteorologistas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o forte aquecimento provoca pancadas de chuva de forma desorganizada nesta segunda-feira, criando condições para temporais isolados no interior do estado. Já no setor leste, que abrange a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral, as temperaturas não sofrem grande elevação, mas o tempo permanece abafado.

A dinâmica das tempestades está diretamente ligada à intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica que começou a se formar entre o Paraguai e o norte da Argentina. Segundo o Climatempo, esse sistema se desloca e ganha ainda mais força na terça-feira, dando origem ao centro do ciclone extratropical sobre o Uruguai, que seguirá em direção à costa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O instituto de meteorologia destaca que o ciclone será de forte intensidade, com a pressão atmosférica em seu núcleo caindo para menos de 1000 hectopascais, sendo o principal motor para a organização da frente fria que afeta a região Sul do Brasil.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV