Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
COMBATE AO CRIME

Estado fornece policiais para novo Gaeco em Umuarama

O Governo do Estado forneceu sete policias militares para a criação do novo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Estado fornece policiais para novo Gaeco em Umuarama
Autor Foto por Paulo Henrique Vieira/Sesp-Pr

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), ampliou seu apoio ao trabalho do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP-PR) fornecendo mais sete policiais militares. Eles vão atuar no novo núcleo do grupo em Umuarama, na região Noroeste, inaugurado nesta segunda-feira (5). Esse é o décimo núcleo regional do Estado. O anúncio do apoio para criação deste novo núcleo foi feito pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em novembro do ano passado.

📰 LEIA MAIS: Dia D de multivacinação no Paraná será no sábado (10)

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os núcleos são responsáveis pelas atividades de combate ao crime organizado e do controle externo da atividade policial. Eles são compostos por policiais cedidos pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e por promotores do Ministério Público do Paraná.

“O Gaeco é um forte exemplo de integração entre instituições no enfrentamento ao crime organizado. Com esse reforço, já são 119 integrantes da secretaria auxiliando o Grupo. Além dos sete militares que vão reforçar as atividades a partir de hoje, o Núcleo do Gaeco de Umuarama também contará com o reforço de três policiais civis, que passarão a integrar a equipe em breve”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

O Estado tem núcleos do Gaeco nas comarcas de Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Francisco Beltrão, o que proporciona uma atuação descentralizada, com foco nas necessidades de cada região.

publicidade

Além do auxílio com o efetivo, a Sesp ainda atua na parte logística, com apoio de viaturas, armamento e munições. As instruções dos policiais também são custeadas pela Secretaria da Segurança Pública.

“O Ministério Público do Paraná, em conjunto com as forças policiais do estado inaugura, em Umuarama, a décima unidade do Gaeco. Com o foco no combate ao crime organizado e à corrupção, o Paraná avança em benefício, não só do próprio Estado, mas também de todo o Brasil”, disse o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Francisco Zanicotti.

INVESTIMENTOS – O investimento nas forças de segurança e nas parcerias estratégicas reforçam a prioridade do Governo do Estado na área no Paraná. Entre os principais estão a contratação de novos policiais, a aquisição de novos armamentos, viaturas e helicópteros. De 2019 a 2024, por exemplo, o orçamento da segurança pública do Estado saltou de cerca de R$ 3,8 bilhões para R$ 6,8 bilhões.

publicidade

Os investimentos colaboraram para grandes resultados no Paraná, que registrou 155% de aumento nas apreensões de drogas no primeiro trimestre deste ano, com 153 toneladas retiradas das ruas, e o menor número de ocorrências de homicídios dolosos registradas desde o início da série histórica, em 2007, com 353 casos, 26,3% de queda em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline