Estado fornece medicamentos de alto custo para mais de 264 mil idosos
Os medicamentos podem ser solicitados em uma das 23 Farmácias do Paraná existentes nas 22 Regionais de Saúde de todo o Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), tem reforçado o cuidado integral à população idosa com a ampliação do acesso a medicamentos de alto custo do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Atualmente, 264.645 pessoas com 60 anos ou mais estão cadastradas no programa, o que representa quase 50% dos 537.036 pacientes atendidos pelo CEAF em todo o Estado. Além disso, 22.662 pessoas idosas recebem os medicamentos pelo programa Remédio em Casa.
📰 LEIA MAIS: Com redução de 45%, PR terá menor alíquota de IPVA do Brasil em 2026
O CEAF é gerenciado pelo Estado, que se responsabiliza pelo cadastro dos pacientes e pela dispensação por meio das farmácias das Regionais de Saúde ou farmácias municipais.
“Esse número expressivo evidencia o compromisso do Governo do Estado com o envelhecimento saudável, a equidade no acesso ao tratamento de doenças crônicas e degenerativas e a promoção da saúde com qualidade em todas as fases da vida”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
“Temos reforçado o cuidado integral à população idosa, com a ampliação do acesso a medicamentos de alto custo por meio do CEAF”, disse.
A solicitação é feita mediante apresentação de documentação específica para cada condição clínica e passa por análise técnica, para verificar se atende aos critérios previstos nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde. Dentre as doenças tratadas com medicamentos do CEAF nessa faixa etária estão: insuficiência cardíaca, com 18.693 pacientes cadastrados; doença de Alzheimer, com 16.156; doença de Parkinson com 8.162, além de osteoporose com 4.609 beneficiários.
Entre os medicamentos utilizados para essas condições clínicas, estão: romosozumabe, indicado para osteoporose grave em mulheres pós-menopáusicas com alto risco de fraturas; rivastigmina para o tratamento para doença de Alzheimer, inclusive na apresentação adesivo em casos intolerância às demais medicações dessa classe por via oral; e sacubitril/valsartana, indicado para casos de insuficiência cardíaca grave, a terceira condição crônica mais prevalente entre os idosos paranaenses.
“O Paraná tem avançado na garantia do acesso a tratamentos que antes eram limitados a quem podia pagar. Esses dados mostram o impacto direto das políticas públicas na vida das pessoas, sobretudo da população idosa, que é mais vulnerável às doenças crônicas e degenerativas”, destaca a médica geriatra da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso da Sesa, Caren Cristiane Muraro.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Os medicamentos podem ser solicitados em uma das 23 Farmácias do Paraná existentes nas 22 Regionais de Saúde de todo o Estado, bem como nas farmácias municipais que fazem a dispensação dos medicamentos do CEAF. “Após análise da solicitação, e deferimento com base nos critérios dos protocolos clínicos, o paciente passará a receber o medicamento regularmente”, esclareceu a coordenadora da Assistência Farmacêutica do Paraná, Deise Pontarolli.
Os medicamentos, protocolos clínicos e documentos necessários à solicitação de medicamentos do CEAF podem ser consultados em aqui.