“Era nossa casa, nossa vida”: Rio Bonito do Iguaçu tenta se reerguer após tornado
Moradores se apoiam mutuamente enquanto enfrentam o desafio de reconstruir a cidade devastada
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Um dia que vai ficar guardado na memória de todos de Rio Bonito do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná. Na última sexta-feira (7), a cidade foi destruída por um tornado F3, com ventos de 330 km/h. Milhares de famílias perderam tudo. Veja vídeo abaixo
Rosana Vosnei era dona de um supermercado e empregava 50 pessoas. Ela viu o empreendimento ao qual dedicou a vida ruir em apenas 30 segundos.
“Em 30 segundos, a gente perdeu tudo. Perdeu casa, tinha casa em cima, não sobrou nada, nada, nada, nada. Eu dava emprego para 50 pessoas, a maioria delas perdeu a casa, não tem onde ir, não tem mais o emprego. Eu não tenho mais nada. Meus móveis caíram tudo aqui, não consegui aproveitar nada. Minhas mercadorias, os prédios, tudo condenado. Não tenho mais nada, mais nada”, disse Rosana em entrevista à TV Tarobá parceira do TNOnline, emocionada.
LEIA MAIS: Paraná tem 34 cidades em situação de emergência ou calamidade pública
Roniel Batista da Silva, funcionário do mercado, não conteve a emoção ao falar sobre a tragédia. “É a minha casa, é a minha vida. A gente trabalha, sai daqui para levar alguma coisa para casa.”
Os moradores trabalham incansavelmente para reconstruir tudo o que foi perdido, com esperança de dias melhores.“Vamos reconstruir, vamos recomeçar. Graças a Deus não perdemos nenhum funcionário. Nada. E vamos ter um recomeço de 100%”, afirmou Roniel.
Esperança e doação são as palavras que resumem Rio Bonito do Iguaçu após a tragédia. Em meio ao caos e à destruição, todos se unem pela reconstrução.
“São todos funcionários que faziam anos que estavam aqui. Alguns mais novos, mas muitos são antigos e prestaram ajuda ontem, trabalharam o dia inteiro aqui. É muito gratificante, porque minha tia e meu tio, que são os proprietários, estão felizes, por um lado, de ver tanto apoio. Foram 30 segundos e destruiu tudo”, contou Joice Vial, voluntária e sobrinha dos proprietários do supermercado.
A gratidão também move quem um dia recebeu ajuda. Vitor veio de Canoas (RS) para auxiliar Rio Bonito. Ele lembra que sua cidade também já precisou de solidariedade após enchentes. “Um dia nós fomos ajudados, no momento mais difícil da história de Canoas. Foi a enchente. E não tinha como ver nossos irmãos aqui passando por isso e não fazer o mesmo. Um dia eles desceram para nos ajudar, e nós tínhamos que retribuir de alguma forma, da forma que podíamos. Foi por isso que viemos”, disse ele.
90% da cidade destruída
Segundo a Defesa Civil, 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreu danos na infraestrutura. Seis pessoas morreram, duas estão desaparecidas e 432 ficaram feridas.
O tornado que atingiu a cidade na sexta-feira (7) foi classificado pelo Simepar como F3. Os ventos chegaram a 330 km/h.
Solidariedade
Todo o Paraná se mobilizou para ajudar Rio Bonito do Iguaçu. Pontos de arrecadação de alimentos, itens de higiene, água e roupas estão espalhados por todo o estado. A Polícia Rodoviária Federal está recebendo doações, assim como quartéis do Corpo de Bombeiros e prefeituras. Em Apucarana, os pontos de arrecadação estão concentrados no Lagoão e nos CRAS.
"Era nossa casa, nossa vida": comunidade tenta reerguer Rio Bonito do Iguaçu após tornado.O município foi atingido por um tornado categoria F3 na última sext... TNOnline TV
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline