Em Riyad, Guto Silva estuda soluções de IA para transporte no Paraná
Viagem busca soluções inovadoras para transporte público e cidades inteligentes no Paraná

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, cumpriu agenda nesta terça-feira (30) em Riyad, na Arábia Saudita, e participou de um encontro com técnicos da Autoridade Saudita de Dados e Inteligência Artificial (SDAIA) para discutir soluções que melhorem os sistemas de transporte público no Paraná. Uma das possibilidades é incorporar novas tecnologias ao Bonde Urbano Digital (BUD), que será implantado inicialmente entre Piraquara e Pinhais, mas poderá se estender a outras regiões do estado.
LEIA MAIS: Projeto paranaense de limpeza de rios ganha destaque na COP30
Guto Silva está cumprindo uma agenda de imersão na Arábia Saudita, nas cidades de Riyadh e Tabuk, para conhecer projetos de mobilidade, urbanismo verde, sustentabilidade e ações integradas ao conceito smart, com aplicação de soluções inovadoras e inteligentes na gestão de cidades.
Em Riyadh, capital do país, a maior parte da pauta foi dedicada ao Ministério das Cidades e Assuntos Municipais. Segundo o secretário:
“O foco principal da viagem e dos encontros foi conhecer e acompanhar soluções e projetos de desenvolvimento das cidades que apresentam práticas de sustentabilidade e eficiência, principalmente em mobilidade e segurança.”
Além da pauta no Ministério, Guto conheceu a estrutura do Riyadh Metrô, o maior projeto de mobilidade em construção no mundo. A agenda na capital saudita incluiu ainda o King Salman Park, um dos maiores parques urbanos do mundo e exemplo de urbanismo verde e sustentabilidade; visita ao Diriyah Gate Project — revitalização histórica e cultural integrada ao conceito smart; e encontros com empresários no King Abdullah Financial District (KAFD), distrito financeiro e tecnológico, e na sede da SDAIA, instituição que lidera o avanço das cidades inteligentes sauditas por meio da aplicação inovadora de big data e tecnologias de IA.
Guto Silva destacou a importância dessas agendas como uma oportunidade de firmar cooperação internacional:
“É uma imersão em um laboratório vivo de planejamento urbano, conhecendo o que há de mais moderno em gestão de cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis. Algumas soluções e possibilidades já estão sendo trabalhadas a partir dessa visita, e imagino que teremos novidades ainda neste ano.”