Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PARANÁ

Em caso raro, mulher dá à luz a trigêmeos em parto normal de 15 minutos no PR

Gestação foi natural e cesárea estava agendada, mas bebês nasceram espontaneamente antes do procedimento cirúrgico

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Em caso raro, mulher dá à luz a trigêmeos em parto normal de 15 minutos no PR
Autor O casal, Ellen e José Norberto Junior, com os filhos trigêmeos - Foto: Divulgação Hospital Utamed

Um caso raro na obstetrícia surpreendeu a equipe do Hospital Itamed, referência para gestação de alto risco na 9ª Regional de Saúde (RS), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. Ellen Passos da Silva deu à luz trigêmeos em um parto normal que durou apenas 15 minutos. O nascimento de Ravi, Maya e Maitê ocorreu de forma espontânea, contrariando as estatísticas médicas que geralmente indicam intervenção cirúrgica para gestações múltiplas.

-LEIA MAIS: Menino de 12 anos morre em colisão na Rodovia Régis Bittencourt

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O parto, inicialmente programado como uma cesariana para a manhã de 23 de janeiro, tomou um rumo inesperado assim que a gestante chegou à unidade hospitalar. Com 34 semanas de gravidez, Ellen entrou em trabalho de parto ativo ainda no consultório. O primogênito, Ravi, nasceu rapidamente, seguido pelas irmãs Maya e Maitê, que compartilhavam a mesma placenta.

Apesar da rapidez, o procedimento foi acompanhado por uma equipe multiprofissional completa, incluindo anestesiologista, obstetras e pediatras. Segundo a enfermeira Larissa Rios, que atua há dez anos no pré-parto da instituição, o desfecho foi atípico.

"O parto vaginal em trigêmeos é algo muito difícil. Opta-se pela cesariana justamente pela segurança da mãe e dos bebês. Mas eles quiseram nascer de forma natural, e em apenas 15 minutos", relatou a enfermeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A médica ginecologista e obstetra, Luciene Batista, reforçou que o sucesso do parto foi resultado de um pré-natal rigoroso e da calma da paciente. "Ellen seguiu todas as orientações e não tivemos grandes intercorrências", afirmou.

A gestação dos trigêmeos foi natural, sem uso de inseminação artificial. O casal, Ellen e José Norberto Junior, planejava apenas um irmão para a filha Ísis, de três anos. A descoberta da gravidez múltipla ocorreu durante um atendimento de emergência, quando a mãe suspeitava de um aborto.

Os recém-nascidos apresentaram excelentes condições de saúde. Ao contrário do que é comum em nascimentos múltiplos e prematuros, Ravi, Maitê e Maya não necessitaram de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. A alta hospitalar da mãe e dos bebês está prevista para ocorrer ainda nesta terça-feira (27).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline