“É hora de reconstruir”, diz Beto Preto sobre tragédia no Paraná
Secretário da Saúde do Paraná, Dr. Beto Preto, fala sobre o tornado em Rio Bonito do Iguaçu e as ações de emergência para atender as vítimas
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Na manhã desta segunda-feira (10), o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Dr. Beto Preto, concedeu entrevista em Apucarana e falou sobre o tornado que devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, na região oeste do estado, na noite de sexta-feira (7).
📰 LEIA MAIS: Operação contra roubos de canetas emagrecedoras tem alvo em Apucarana
Durante a coletiva, Beto Preto explicou que, logo após a tragédia, o governador Ratinho Júnior acionou todas as secretarias estaduais para atuar em conjunto. A Secretaria da Saúde elaborou um plano de contingência que envolveu equipes do Samu de Guarapuava e de Cascavel, com 32 ambulâncias mobilizadas para atender as vítimas.
“Chegamos a ter 32 ambulâncias do Samu na porta dos hospitais em Laranjeiras do Sul, trazendo e levando pacientes de Rio Bonito do Iguaçu. Sessenta pessoas foram transferidas para Guarapuava e Cascavel, e cerca de 15 permanecem internadas, mas nenhuma corre risco de vida”, afirmou o secretário.
Segundo ele, aproximadamente 750 pessoas ficaram feridas e foram atendidas em hospitais da região, principalmente em Laranjeiras do Sul.
O secretário destacou que o trabalho agora é garantir a continuidade dos atendimentos médicos à população local incluindo pacientes com doenças crônicas, gestantes e pessoas em tratamento contra o câncer.
“Precisamos garantir o acesso aos medicamentos de uso contínuo, como os de hipertensão e diabetes, e manter o acompanhamento pré-natal das gestantes de Rio Bonito do Iguaçu”, ressaltou.
Beto Preto também lembrou que o tornado destruiu praticamente toda a cidade, incluindo escolas e unidades de saúde. O Centro de Saúde ainda funciona com energia de gerador, e o pronto atendimento municipal, uma obra de R$ 7 milhões, ficou praticamente destruído.
“Só sobraram as paredes. Vamos ter que recomeçar praticamente do zero. Mas o sentimento é de reconstruir — vamos vencer, atender a todos com respeito, dignidade e carinho”, declarou.
O secretário agradeceu aos hospitais e profissionais de saúde que atuaram no socorro às vítimas, entre eles o Hospital São Lucas, Hospital São José de Laranjeiras do Sul, Hospital Regional de Guarapuava, Hospital Santa Tereza, Instituto Virmond, Hospital São Vicente e Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
“O Samu prestou um serviço fantástico. Esses investimentos em urgência e emergência são fundamentais, e o governador já autorizou o reforço na frota de ambulâncias em todo o estado”, completou.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline