MAIS LIDAS
VER TODOS

RODOVIA

Duplicação da PR-445, entre Londrina e Mauá da Serra, avança

Além da restauração da pista existente, está prevista a duplicação do trecho em uma extensão de 27,07 quilômetros, implantação de um viaduto

Da Redação

·
Duplicação da PR-445, entre Londrina e Mauá da Serra, avança
Icone Camera Foto por DER
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.10.2021, 21:06:02 Editado em 27.10.2021, 21:06:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou nesta quarta-feira (27) o resultado da análise das propostas de preços das empresas e consórcios que estão disputando a licitação para duplicar a PR-445 entre Mauá da Serra e Londrina (Lerroville), na região Norte do Estado. Quatro participantes foram classificadas nesta etapa, com valores entre R$ 148.032.561,17 e R$ 166.160.388,90.

continua após publicidade

O aviso, disponível em Diário Oficial e no portal Compras Paraná, marca também a data de 16 de novembro, às 16h, para abertura dos envelopes com documentos de habilitação das quatro classificadas, no auditório do DER/PR, em Curitiba.

A publicação do aviso abre período de cinco dias úteis para interposição de recursos, e igual período de cinco dias para contrarrazões das participantes quanto a qualquer recurso.

continua após publicidade

Além da restauração da pista existente, está prevista a duplicação do trecho em uma extensão de 27,07 quilômetros, implantação de um viaduto no acesso a Tamarana, vias marginais entre Lerroville e Tamarana, uma rótula em nível no acesso para Lerroville, pontes sobre os rios Santa Cruz e Apucaraninha, 11 retornos em nível, e a correção da geometria em sete curvas consideradas críticas.

Será implantada uma pista nova com duas faixas de rolamento de 3,60 m cada em sentido único e acostamento externo de 2,50 m, separada da pista atual por um canteiro central de 7 m ou 9 m de largura e faixa de segurança de 60 centímetros de cada lado, na maior parte do trecho. No local onde não será possível o canteiro, as pistas serão separadas por barreira rígida de concreto, com faixa de segurança interna de 1 metro de largura em cada lado.

O prazo para concluir a obra é de 18 meses após assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço.

continua após publicidade

A elaboração do projeto integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e os recursos para executar a obra são do programa Avança Paraná.

Duplicação PR-445 - Mauá da Serra a Lerroville Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Duplicação da PR-445, entre Londrina e Mauá da Serra, avança"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!