Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PREVISÃO DO SIMEPAR

Dezembro terá chuva abaixo da média e mais dias de sol no Paraná

A Oscilação Antártica, que favoreceu a passagem de frentes frias nos últimos dois meses, está enfraquecendo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Dezembro terá chuva abaixo da média e mais dias de sol no Paraná
Autor Paraná terá mais dias ensolarados em dezembro - Foto: Jose Fernando Ogura

A primavera tem sido chuvosa, mas a realidade pode mudar a partir de dezembro de 2025. A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que o mês terá chuvas abaixo da média no Estado, e mais dias com predomínio de sol.

-LEIA MAIS: Polícias do PR cumprem 109 mandados contra organização criminosa

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“A Oscilação Antártica, que favoreceu a passagem de frentes frias nos últimos dois meses, está enfraquecendo. Além disso, com a La Niña em atividade, a tendência é de termos um mês de dezembro mais seco do que os meses anteriores”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.

Com maior predomínio de sol, as temperaturas subirão mais. A temperatura média mais alta em dezembro, historicamente, é de 24°C a 26°C no extremo Oeste, atingindo cidades como Foz do Iguaçu, Santa Helena, Guaíra, Umuarama e Paranavaí. A mais baixa em dezembro, historicamente, fica na Região Metropolitana de Curitiba e em cidades como Palmas, General Carneiro e Guarapuava, na faixa de 18°C a 20°C.

A temperatura mínima média mais baixa historicamente em dezembro em todo o Estado fica entre Palmas, União da Vitória e Irati, de 14°C a 16°C. O amanhecer em dezembro historicamente é mais quente no Noroeste: entre Umuarama e Paranavaí as temperaturas mínimas médias ficam acima dos 20°C.

publicidade

Já a temperatura máxima média historicamente em dezembro é mais alta em todo o extremo oeste, Noroeste e Norte Pioneiro, ultrapassando os 30°C. As máximas mais baixas historicamente em dezembro ficam na metade Sul do Estado, ficando entre 26°C e 28° na Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais e Sul. No Litoral e das outras áreas do Interior, incluindo Londrina e Pato Branco, as temperaturas máximas médias ficam em dezembro historicamente entre 28°C e 30°C.

CHUVA – A média histórica de chuvas em dezembro é extremamente alta no Litoral, atingindo entre 250 mm e 300 mm. As cidades ao redor de Campo Mourão registram um acumulado médio histórico de chuvas em dezembro na faixa de 225 mm a 250 mm.

Maringá e Londrina têm um acumulado de chuvas histórico em dezembro entre 200 mm e 225 mm. Na Região Metropolitana de Curitiba e nas cidades próximas a São Miguel do Iguaçu, o volume de chuva em dezembro historicamente fica entre 125 mm e 150 mm. Nas outras regiões do interior, o volume é um pouco superior: entre 150 mm e 200 mm. A região onde menos chove no Paraná em dezembro, historicamente, fica ao redor de Antônio Olinto, com acumulados entre 100 e 125 mm.

publicidade

Entretanto, a previsão aponta que, em todo o Estado, as estações não alcançarão a média de acumulado de chuva. “Dezembro marca a chegada do verão. É um mês com dias mais ensolarados, e este ano terá maior sequência de dias de tempo estável, com um regime de chuvas relacionado a este aquecimento: ocorrem pancadas de chuva isoladas entre a tarde e a noite”, ressalta Kneib.

INÍCIO DO VERÃO – O verão de 2025 começa no dia 21 de dezembro, às 12h03. Nesta data ocorre o Solstício de Verão, ou seja, o dia em que o hemisfério Sul recebe maior incidência de luz solar no ano, por conta da inclinação do eixo da Terra. É o dia mais longo e a noite mais curta do ano.


publicidade



Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline