Desafios do uso de celulares no dia a dia dos professores
Especialistas em educação concordam que o uso de telefones móveis em sala de aula representa um dos maiores obstáculos para aprimorar as aulas

“Alguém ficou com alguma dúvida?”, “Gostaria de acrescentar algo?”, “Querem que eu retome alguma ideia?”. O silêncio ensurdecedor bate nas paredes da sala de aula, durante e depois dessas perguntas simples, costuma ser como um banho de água fria para o professor que realmente querem explicar sua matéria, entretanto a falta de interesse ou matérias que deixam a desejar enfraquece esse vinculo entre alunos e professores.
Ao virar da lousa em direção aos alunos, para entender o silêncio daquele momento que frequentemente presenciam, o professor descobre que os alunos estão com os celulares nas mãos, já em outro mundo, muito longe do conteúdo sendo aplicado.
Neste Dia dos Professores (15), é possível que muitos profissionais quisessem de presente uma receita para resolver essa questão e ter uma rotina e interação mais saudável com os alunos.
Especialistas em educação concordam que o uso de telefones móveis em sala de aula representa um dos maiores obstáculos para aprimorar as aulas. E advertem: é necessário proporcionar condições e capacitação aos professores para tal.
Segundo o docente Gilberto Lacerda dos Santos, do Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB), essa profissão opera em dois ritmos: um voltado para o passado para preservar os conhecimentos adquiridos, mas também com a necessidade de se voltar para o futuro para incorporar as tecnologias emergentes de maneira atraente.
RISCOS
A pesquisa TIC Educação, realizada em agosto deste ano pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), revelou que seis em cada dez escolas de ensino fundamental e médio implementam normas para o uso do celular pelos estudantes, permitindo que o dispositivo seja utilizado apenas em certos locais e horários, porem alunos muitas vezes oferecem algum tipo de resistência a essas ordens. Em 28% das instituições de ensino, a utilização do aparelho pelos alunos é proibido.
COMO REVERTER OU AMENIZAR ISSO ISSO?
Para tornar a aula mais interativa e engajar alunos que não largam o telefone, é importante adotar estratégias que utilizem a tecnologia a seu favor. Comece incorporando atividades com aplicativos de quizzes e enquetes em tempo real, como Kahoot! ou Mentimeter, que estimulam a participação ativa. Outra abordagem eficaz é promover discussões em pequenos grupos, onde os alunos possam usar seus celulares para pesquisar informações e compartilhar descobertas, promover aulas inovadoras que vão realmente chamar atenção do aluno, como fazer pratos de comida, passeios, teatros.
Usar o humor cotidiano é algo muito bem recebido entre os alunos, professores que interagem e fazem coisas para descontrair sem fugir do contexto. A gamificação também pode ser uma ótima aliada; transforme a aula em um jogo, atribuindo pontos por participação e respostas corretas.
Sair com os alunos mas com maneiras de engajar na matéria quando possível para não se tornar algo tão maçante e por fim, proponha desafios e projetos que incentivem o uso dos celulares, como criar vídeos ou apresentações sobre o tema da aula. Com essas estratégias, é possível captar a atenção dos alunos e transformar a aula em uma experiência mais envolvente e significativa.
com informações Agencia Brasil
