Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
IMPOSTO

Deputados aprovam redução de IPVA no Paraná

Com a nova legislação, o valor do imposto para os proprietários de veículos no estado sofrerá uma redução de 45%

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Deputados aprovam redução de IPVA no Paraná
AutorFoto: Orlando Kissner/Alep

Foi aprovado, nesta terça-feira (16), em segundo turno na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) no estado. O projeto de lei, que é de autoria do Poder Executivo, foi aprovado de forma unânime, com 48 votos favoráveis, e agora segue para sanção governamental.

LEIA MAIS: Cantor Belo estreia como ator em nova novela da Globo

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A nova legislação vai reduzir em 45% o valor do imposto para os proprietários de veículos no Paraná. Hoje, a alíquota é de 3,5%, com a alteração, a alíquota passa a ser de 1,9% sobre o valor venal do automóvel.

A medida beneficiará automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas, abrangendo aproximadamente 83% da frota de 4,1 milhões de veículos tributados no Paraná. São mais de 2,5 milhões de carros, 268,7 mil motocicletas, 244,7 mil caminhonetes e 225,1 mil camionetas que terão a redução a partir de 2026. A alteração não atinge veículos com regras diferenciadas, como ônibus, caminhões, veículos de aluguel, utilitários de carga e movidos a gás natural veicular (GNV), que permanecem com alíquota de 1%.

Segundo o Governo, a diminuição da carga tributária proporcionará alívio financeiro às famílias paranaenses. Entre os impactos previstos estão o aumento da capacidade de consumo, o incentivo à regularização de impostos e, consequentemente, o estímulo à atividade econômica em diversos setores comerciais e industriais do estado. Ainda de acordo com o texto, haverá mecanismos de compensação para garantir a arrecadação, como o aumento da multa por atraso, que passará de 10% para 20%. Além disso, a nova alíquota de 1,9% também deve reduzir a inadimplência e repatriar veículos paranaenses atualmente emplacados em outros estados.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline