Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
DOAÇÕES

Defesa Civil já entregou 4 t de alimentos em Rio Bonito do Iguaçu

Os materiais de ajudam humanitária vão atender emergencialmente as famílias afetadas pelo tornado que atingiu a cidade na última sexta-feira (7)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Defesa Civil já entregou 4 t de alimentos em Rio Bonito do Iguaçu
Autor Alimentos foram entregues na cidade do Oeste do Paraná - Foto: Ari Dias/AEN

Uma carreta e quatro caminhões-baú da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil já levaram a Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul, quatro toneladas de alimentos, além de 565 colchões, 370 kits dormitório – que contam com cobertor, travesseiro, lençol e fronhas –, 154 kits de higiene e 100 kits de limpeza, além de 2.600 telhas e 54 rolos de lona.

-LEIA MAIS: Simepar confirma três tornados na sexta com ventos de até 330 km/h

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os materiais de ajuda humanitária vão atender emergencialmente as famílias afetadas pelo tornado que atingiu a cidade na última sexta-feira (7). A Defesa Civil também está organizando as doações que estão sendo levadas a quartéis do Corpo de Bombeiros e outros postos de coleta, para fazer a distribuição aos afetados.

Como grande parte das residências e edificações da cidade teve danos, o trabalho de distribuição deve ser feito de forma organizada. Por isso, a Defesa Civil orienta que as doações sejam levados às unidades do Corpo de Bombeiros, já que o município não tem estrutura para receber ou armazenar os donativos.

Além de itens de alimentação, higiene e limpeza, a necessidade maior agora é por materiais de construção, como rufos, calhas, telhas de fibrocimento 5 mm, forro de PVC, pregos, parafusos, postes e betoneiras. “O momento agora é de reconstrução, por isso a prioridade é por materiais de construção, principalmente para a reconstrução do teto das casas que podem receber essa melhoria”, explicou o secretário estadual das Cidades, Guto Silva.

publicidade

“E quem puder ajudar neste momento difícil, há a necessidade de profissionais especializados em construção civil, como pedreiro, encanador, eletricista e carpinteiro”, disse. “Então os empresários que querem fazer doação, se puder deslocar algumas pessoas para poder ajudar aqui, vai ser de grande valia. Toda ajuda é sempre bem-vinda”.

“A primeira etapa é a reconstrução das casas parcialmente destruídas. E essas doações são muito importantes, porque tem previsão de chuva a partir de quarta-feira. Então temos que acomodar parte das famílias que podem ser ajudadas, arrumando as suas casas”, ressaltou o prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sezar Augusto Bovino

RECONSTRUÇÃO – O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou, na noite de domingo (9), a lei que altera as regras de repasse do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), para que cada família receba até R$ 50 mil para a reconstrução de suas casas. Até então, a lei permitia apenas repasse fundo a fundo aos municípios e a mudança vai permitir o repasse direto de recursos financeiros às famílias que tiveram as casas destruídas

publicidade

Engenheiros da Cohapar e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR) estão fazendo o diagnóstico estrutural das residências para avaliar os prejuízos. A Cohapar também vai lançar um programa emergencial para construção de casas na cidade, que tem 14.297 habitantes e teve 90% de suas estruturas avariadas.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline