Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
"DIA Z"

Criança do PR recebe dose do medicamento mais caro do mundo; veja

Menina de Maringá com Atrofia Muscular Espinhal (AME) travou batalha na Justiça pelo remédio; entenda

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Criança do PR recebe dose do medicamento mais caro do mundo; veja
AutorAnna Luiza, de 4 anos e 7 meses, recebeu o remédio Zolgensma na última quinta-feira (10) - Foto: Arquivo da Família/Redes Sociais

Após uma longa batalha judicial, a paranaense Anna Luiza, de 4 anos e 7 meses, conseguiu ter acesso ao medicamento Zolgensma, considerado o mais caro do mundo, e que custa atualmente R$ 7,6 milhões, segundo a família. Diagnosticada com o tipo 1 da Atrofia Muscular Espinhal (AME) aos seis meses de vida, a criança de Maringá, no Norte do Paraná, recebeu o remédio, em dose única, na noite da última quinta-feira (10), em um hospital de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). (Veja vídeo abaixo mostrando momento em que criança recebe o remédio)

Lilian Oliveira da Silva Cruz, mãe da criança, compartilhou pelas redes sociais esse momento emocionante, que foi chamado pela família de “Dia Z”. “O milagre é real! Me lembro como se fosse hoje o início dessa jornada, tantas batalhas, quantos nãos, quantas incertezas. A mim se juntaram outros tantos que, assim como eu, cultivaram em seu coração a sementinha que germinou e nos levou a esse dia. Sim, esse dia chegou, o Dia Z, da Anninha é real”, postou a mãe, emocionada.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A partir do diagnóstico, em 2019, a família iniciou uma luta para conseguir doações para a compra do medicamento e também travou uma batalha na Justiça para conseguir o remédio, que é capaz de corrigir a alteração genética do paciente.

-LEIA MAIS: Violinos fabricados por luthier do PR ganham o Brasil

A AME é uma doença genética rara, degenerativa e que interfere na capacidade do corpo de produzir uma proteína essencial para a sobrevivência dos neurônios motores, responsáveis pelos gestos voluntários vitais do corpo, como respirar, engolir e se mover.

publicidade

Desde os dez meses, Anna fazia tratamento com o remédio Spinraza, o que não será mais necessário agora que ela recebeu o Zolgensma. “A urgência para tomar o medicamento (Zolgensma), é máxima, pois a Anna poderá ter uma qualidade de vida superior. Ela poderá evoluir muito e ter ganhos motores que possibilitarão uma vida mais independente. Queremos que ela seja feliz, sem passar por todos os procedimentos dolorosos e invasivos aos quais é submetida diariamente, que possa brincar com outras crianças sem ser apontada por usar um ventilador mecânico”, disse Lilian em entrevista ao GMC Online de Maringá antes de conseguir a medicação.

Para obter o remédio, a família fez uma campanha de arrecadação de dinheiro, que acabou sendo prejudicada pela pandemia de covid-19. No entanto, o medicamento foi conquistado na Justiça, por meio de um processo que corria há quase três anos e que teve um desfecho favorável no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, de Porto Alegre (RS).

Não foi doloroso. Ela fez um acesso central no pescoço e usou o Zolgensma na bomba de infusão para correr lento durante uma hora. As reações dependem caso a caso e por isso a recuperação também é bem particular para cada criança. Esperamos que Anna tenha o mínimo possível”, disse a mãe ao GMC Online nesta semana. A família ficará em Curitiba durante um período de observação.

publicidade

Nas redes sociais, a mãe postou um vídeo da criança no hospital no momento em que recebia a medicação. Veja abaixo

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Anna Luiza (@ame_anna2019)

Com informações do GCM Online

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline