Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
OBRAS

Convênio entre PR e Formosa do Oeste garante reforma de três pontes

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) é o responsável por entregar as peças e acompanhar a execução do termo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Convênio entre PR e Formosa do Oeste garante reforma de três pontes
Autor As obras são semelhantes nos três casos - Foto: REPRODUÇÃO/DER-PR

A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL) e o município de Formosa do Oeste, na região Oeste, celebraram um termo de cooperação para realizar o alargamento de três pontes em vias municipais, facilitando o deslocamento de maquinário agrícola e trânsito dos moradores.

Da parte do Estado, serão fornecidas seis vigas pré-moldadas de concreto, 56 lajotas de concreto para compor a laje superior, e 72 guarda-rodas, utilizados nas obras das pontes na Estrada Marabá, Estrada Birigui e Estrada São Jorge, ficando a execução dos serviços por responsabilidade do município. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) é o responsável por entregar as peças e acompanhar a execução do termo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Recebemos a importante missão do governador Carlos Massa Ratinho Junior de apoiar os nossos municípios quanto a suas pontes rurais, muitas danificadas pelas chuvas, como foi o caso de Campo Bonito, onde inauguramos este mês a nova ponte sobre o Rio Tourinho, ou somente necessitando de melhorias para fortalecer o setor de agro local, que é o que vamos fazer em Formosa do Oeste”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

- LEIA MAIS: Superintendência Noroeste do DER/PR administra 3,5 mil km de rodovias

As obras são semelhantes nos três casos, com as vigas das pontes da Estrada Marabá e da Estrada Birigui tendo 13,50 metros de comprimento, enquanto a ponte da Estrada São Jorge terá vigas de 10,5 metros, proporcionalmente também com menos lajotas e guarda-rodas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As vigas serão lançadas dos lados das estruturas existentes, após adequação das cabeceiras, seguida pela colocação das lajotas e concretagem para formar nova laje superior. As proteções existentes serão retiradas e substituídas pelos novos guarda-rodas, na parte mais externa das pontes alargadas.

As três pontes passarão de 4 metros de largura cada para 5,25 metros, permitindo a passagem de maquinário agrícola de maior porte, bem como o tráfego de veículos de passeio em mão dupla com mais segurança. O prazo de execução do termo de cooperação é de 180 dias.

A ponte da Estrada Marabá está localizada sobre o Rio dos Padres, enquanto as outras duas ficam sobre o Rio Arara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

FORMOSA DO OESTE:

Com população de 6.345 habitantes, o município de Formosa do Oeste tem na produção agropecuária sua principal fonte de renda, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Se destacam o cultivo da soja, milho, trigo, sorgo, cana-de-açúcar, abacate e banana, além da criação de galináceos, suínos e bovinos. No setor de aquicultura, o município se destaca na produção da tilápia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Formosa do Oeste faz limite com Assis Chateaubriand, Brasilândia do Sul, Alto Piquiri, Mariluz, Goioerê, Quarto Centenário, Nova Aurora, Iracema do Oeste e Jesuítas, ficando no limite da região Oeste com o Centro-Oeste e o Noroeste do Paraná.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline