Combate à dengue deve ocorrer em conjunto, afirma Beto Preto
Secretário estadual da Saúde falou sobre ações de enfrentamento que acontecerão em toda região litorânea
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Defesa Civil, Atenção Primária à Saúde (APS) e Vigilância em Saúde dos sete municípios da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, no Litoral, se reuniram nesta quarta-feira (29) para discutir, articular e planejar ações de controle e monitoramento das arboviroses – dengue, zika e chikungunya – durante o verão. Com as temperaturas mais altas a tendência é ocorrer aumento significativo no número de casos, principalmente pelo alto fluxo de pessoas na região.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esta reunião é o start para as ações de enfrentamento que acontecerão ao longo deste período em toda na região litorânea, referente aos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.
- LEIA MAIS: Unespar Apucarana sedia mega simulação de incidente com várias vítimas
“É fundamental reunir as equipes técnicas para discutir e articular ações para que ocorra a diminuição da proliferação do mosquito. Importante enfatizar que esse trabalho de combate deve ocorrer de forma conjunta. Todos precisam contribuir, pois de nada adianta o poder público desenvolver ações e iniciativas se não houver a colaboração massiva da população”, disse.
Entre as iniciativas definidas durante o encontro está o reforço das ações de limpeza e mutirões para remoção e eliminação de criadouros, ações educativas para a população e capacitações para as equipes de atendimento.
“Além dessas importantes definições para todo o período de alta temporada, também defininos a data do primeiro Dia D de mobilização contra a dengue no Litoral, que ocorrerá de forma simultânea em todos os municípios da regional no dia 13 de dezembro”, destacou a diretora da 1ªRS de Saúde de Paranaguá, Carmen Moura.
Para a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte, todas as ações realizadas são essenciais para mobilizar a população. “O Litoral recebe pessoas do Paraná inteiro neste período. É muito importante mobilizar e conscientizar para que o combate e o enfrentamento à doença sejam realmente eficaz”, enfatizou.
“A Defesa Civil, junto com o Corpo de Bombeiros, vai apoiar esta ação tão importante de conscientização para o combate à dengue, principalmente nos pontos onde há uma maior concentração de pessoas, com viaturas e também com o nosso efetivo”, disse o comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Fabrício Frazatto dos Santos.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline