Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
SAÚDE

Com redução dos casos, Paraná declara fim da epidemia de H3N2

A Secretaria de Estado da Saúde suspendeu a situação de epidemia da Influenza A H3N2

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Com redução dos casos, Paraná declara fim da epidemia de H3N2
AutorFoto: Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde suspendeu a situação de epidemia da Influenza A H3N2, declarada no dia 12 de janeiro deste ano, após o aumento no número de casos e óbitos que ocorreu fora do período sazonal. A decisão foi tomada pela diminuição progressiva no número de casos e óbitos da doença no Paraná nesta quarta-feira (30).

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, houve um grande número de aglomerações no final de 2021 e, com isso, a transmissão do vírus se intensificou. “Foi uma epidemia junto com a pandemia, o alerta foi inevitável para conter a transmissão. Com a diminuição dos casos e a chegada da nova vacina da gripe, que combate o vírus, o cenário tende a melhorar”, disse.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Quando foi decretada a epidemia sazonal, o Estado registrava 832 casos e 12 mortes, número maior do que o habitual para a época do ano, já que era verão. Dos 399 municípios, 144 tinham, pelo menos, um caso da doença.

A Sesa confirmou nesta terça-feira (29) mais três óbitos e 11 novos casos de H3N2 (um tipo do vírus Influenza A (H3). Agora, o Paraná soma 2.123 casos e 118 mortes pela doença.

Os novos óbitos foram registrados nos municípios de Cascavel, Curitiba e Londrina. Tratam-se de dois homens de 87 e 92 anos e uma mulher de 79 anos, respectivamente. Os pacientes estavam internados, possuíam comorbidades e não tomaram a vacina contra a Influenza no ano passado. Os dados foram coletados por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

publicidade

VACINA – Na próxima semana vai começar a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no período de 04 de abril a 03 de junho de 2022, sendo o dia D de mobilização social, 30 de abril. A partir do dia “D”, a vacinação das crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) passará a ser contemplada.

A nova versão da vacina da influenza, que será distribuída, é trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B, e é produzida pelo Instituto Butantan. A vacina é uma das melhores formas de prevenção da doença, meio para evitar uma nova epidemia pelo vírus Influenza.

“As vacinas já estão chegando aos municípios para o início da campanha, na próxima segunda-feira. Idosos e profissionais de saúde serão os primeiros e depois vamos continuar com os grupos prioritários. Queremos nossa população protegida contra esse vírus”, disse o secretário.

publicidade

EPIDEMIA – A transmissão dos vírus da Influenza ocorre com maior frequência durante os meses mais frios, no outono e inverno, podendo ter circulação em outras épocas do ano, devido às diferenças geográficas e climáticas. De acordo com o Ministério da Saúde, o termo epidemia é utilizado quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em uma larga área geográfica.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline