Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
EDUCAÇÃO

Colégios estaduais decidem se vão aderir ao "Parceiro da Escola"

Diversas escolas particulares e grupos educacionais de destaque em âmbito nacional manifestaram interesse; saiba quais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Colégios estaduais decidem se vão aderir ao
AutorNove grandes grupos educacionais têm interesse em participar do programa - Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

As comunidades escolares de 177 colégios estaduais do Paraná terão a oportunidade de decidir sobre a adesão ao programa Parceiro da Escola entre sexta-feira (6) e segunda-feira (9). A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), visa modernizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais, preservando a excelência pedagógica e a gratuidade do ensino.

Além da consulta, a pasta abriu um edital de credenciamento para fazer a seleção das empresas. O edital passou por análise pública prévia, está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e já atraiu nove instituições interessadas.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS: Litoral do PR terá mais postos de guarda-vidas ativos nesta temporada

Conforme cronograma, o prazo de envio da documentação para a habilitação inicial, que viabilizará a participação das empresas interessadas no processo de credenciamento encerrou no dia 29 de novembro. Diversas escolas particulares e grupos educacionais de destaque em âmbito nacional manifestaram interesse, reafirmando o potencial transformador da iniciativa para a educação.

As instituições de ensino que se inscreveram devem comprovar ter, pelo menos, seis anos de experiência na área, além de capacidade técnica e competência para o programa. O prazo de vigência dos contratos com as empresas aprovadas será de quatro anos, podendo ser prorrogado a depender da avaliação do Governo do Estado.

publicidade



							Colégios estaduais decidem se vão aderir ao
AutorO prazo de vigência dos contratos com as empresas aprovadas será de quatro anos, podendo ser prorrogado - Foto: Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Confira as empresas interessadas:

Grupo Positivo + Tom Educação

O Grupo Positivo é uma das maiores instituições na área educacional no Brasil, possui mais de 40 anos de história, atende cerca de 500 mil alunos e mantém parcerias com mais de 1.900 escolas. A instituição é amplamente reconhecida por seus resultados pedagógicos. O Positivo fez adesão em parceria com a Tom Educação. Juntas, as instituições gerenciam 42 escolas em São Paulo, Santa Catarina e Paraná, atendendo 28.706 estudantes. No Paraná, são 14 unidades, incluindo o Colégio Aníbal Khury Neto, participante do projeto-piloto do programa desde 2023.

Colégio Dom Bosco

O Colégio Dom Bosco tem unidades em Curitiba, Colombo, Maringá e Siqueira Campos. Ele alia tradição e inovação pedagógica ao oferecer ensino infantil, fundamental e médio. Sua experiência consolidada na educação privada garante contribuição significativa ao integrar o programa, assegurando qualidade e eficiência na gestão escolar.

publicidade

Impulso Educação (Grupo Salta - Colégio Elite e Alfa)

A Impulso Educação, formada pela fusão entre Elite Rede de Ensino e Pensi Colégio e Curso, representa uma aliança de inovação e impacto social. O Grupo Salta, responsável por 185 escolas em 16 estados brasileiros, incluindo 19 no Paraná, está presente em municípios como Curitiba, Maringá, Londrina e Ponta Grossa.

CETEB / Grupo Rousseau

A Associação Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia (CETEB), com atuação em Minas Gerais e Bahia, administra atualmente quatro escolas e gerencia unidades do Programa Somar no estado mineiro, com resultados como maior aprovação e engajamento comunitário. Inspirado em práticas internacionais, seu modelo é monitorado por indicadores que garantem a eficiência e a segurança no ambiente escolar.

Consórcio APG GOV – Educa Paraná (Colégio Apogeu)

Composto por 17 empresas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, o consórcio APG GOV (do qual participa o grupo Apogeu), gerencia 57 escolas de ensino fundamental e médio, das quais 10 estão no Paraná. Essas escolas, como o Colégio Conexão COC em Campo Mourão e a Escola Renovação em São José dos Pinhais, são exemplos de instituições já inseridas no modelo de parceria educacional. Além destas, o Colégio Estadual Anita Canet, integrante do piloto do programa, já é administrado pelo consórcio.

publicidade

Fundação Educacional Menonita

Com 86 anos de sólida trajetória no cenário educacional, a Fundação Educacional Menonita se destaca como uma instituição comprometida com a formação integral de seus alunos, fundamentada nos princípios cristãos e nos valores éticos. Como parte fundamental do programa educacional, a Fundação promove um ambiente de aprendizado que integra conhecimento acadêmico com formação moral.

CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade)

Presente em 16 estados, o Colégio Cenecista gerencia 71 escolas de ensino fundamental e médio. No Paraná, o Colégio Cenecista Presidente Kennedy, em Campo Largo, é o de maior referência.

Astra

Com presença consolidada nos estados de São Paulo e Santa Catarina, a Astra se destaca pela vasta experiência na gestão de 12 instituições educacionais. Tem know-how em administração escolar e compromisso com a excelência educacional.

publicidade

Centro Educacional Integrado

Com sede em Campo Mourão, a instituição, atualmente com 303 matrículas, tem atuação regional e trabalha com a diversificação das ofertas educacionais, promovendo a disseminação de boas práticas pedagógicas e a melhoria contínua na qualidade do ensino.

Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

PARCEIRO DA ESCOLA – Desde 2023, o programa Parceiro da Escola vem sendo testado nos colégios Aníbal Khury (Curitiba) e Anita Canet (São José dos Pinhais), atendendo mais de 2.100 estudantes. Inspirado em modelos internacionais de sucesso, o programa visa melhorar a qualidade do ensino público ao delegar a gestão administrativa e de infraestrutura a empresas especializadas, permitindo que a equipe pedagógica foque exclusivamente no ensino.

publicidade

As duas unidades participantes já registraram avanços significativos na infraestrutura, no desempenho acadêmico e nos processos administrativos, demonstrando como a iniciativa contribui para criar um ambiente de aprendizado mais eficiente e acolhedor.

Com índices de aprovação que superam 75% entre os pais, alunos e responsáveis, o programa reflete a confiança da comunidade escolar. Pesquisas realizadas em 2024 indicaram que as famílias reconhecem melhorias na organização, na estrutura das escolas e no desempenho acadêmico dos estudantes.


publicidade




publicidade



Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline