MAIS LIDAS
VER TODOS

EM NOVA ESPERANÇA

Cobra jararaca dá 'mergulho' em piscina da região e assusta moradores

O réptil foi encontrado pelo moradores de uma residência, que rapidamente acionaram a Defesa Civil

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.11.2023, 10:30:44 Editado em 28.11.2023, 10:30:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Moradores da cidade de Nova Esperança, localizada há cerca de 43 quilômetros de Maringá, no noroeste do Paraná, levaram um susto enorme na manhã desta segunda-feira (27). Acontece que eles se depararam com uma cobra da espécie jararaca dentro de uma piscina na residência onde vivem no bairro Vila Pompeia.

continua após publicidade

De acordo com a Defesa Civil, após se depararem com a jararaca na piscina, a família acionou a corporação por volta das 10 horas. A equipe foi até a casa e capturou o animal, que possui aproximadamente 50 centímetros de comprimento. Após o resgate, a cobra foi solta em uma área de mata.

- LEIA MAIS: Cobra jararaca é encontrada dentro de lavadora de roupas; assista

continua após publicidade

Apesar do grande susto, ninguém ficou ferido durante a ocorrência. As informações são do Portal da Cidade de Paranavaí.

Cobra jararaca

A jararaca (Bothrops jararaca) é uma das serpentes mais comuns do sudeste do Brasil, mas há várias espécies de jararacas (gênero Bothrops) espalhadas por todo o país. As fêmeas da espécie são maiores que os machos: elas alcançam cerca de 1,5 metro de comprimento, ao passo que eles podem chegar a até 1 metro em média.

Uma característica típica dessa serpente é o seu policromatismo: isso significa que seu padrão de cores varia de cobra para cobra, com tons marrons escuros ou claros, verdes, acinzentados ou amarelos. Além disso, ela possui desenhos em forma de ferradura na lateral do corpo com diferentes cores, geralmente mais escuros que o restante do corpo.

continua após publicidade

Os alimentos preferidos da jararaca são pequenos mamíferos, mas quando jovem ela costuma comer anfíbios, lagartos e lacraias. Por esse motivo, seu veneno muda de acordo com a idade: o dos juvenis tem maior ação anti-coagulante, mas na fase adulta a ação inflamatória e local é mais intensa.

Os principais sintomas da picada de uma jararaca adulta em humanos são dor e inchaço local, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento no ferimento. Também podem ocorrer sangramentos em mucosas, como nas gengivas e nariz. As complicações podem provocar infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal aguda.

De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo das jararacas é o maior causador de acidentes com cobras no país, o que representa 69,3% das picadas registradas no Brasil em 2022, e é responsável por mais de 72% dos casos no estado de São Paulo, de acordo com informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

As informações são do Instituto Butantan.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Cobra jararaca dá 'mergulho' em piscina da região e assusta moradores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!