Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
ALARMANTE

Cidade do PR decreta estado de calamidade por conta de fortes chuvas

Decreto em Nova Laranjeiras tem validade de 60 dias; quatro indígenas foram encontrados mortos em rio do município

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Cidade do PR decreta estado de calamidade por conta de fortes chuvas
Autor Foto por Cleiton de Oliveira - O documento assinado pelo prefeito Fábio Roberto dos Santos (PSDB) tem validade de 60 dias

A Prefeitura de Nova Laranjeiras, na região central do Paraná, decretou estado de calamidade pública por conta das fortes chuvas que atingem o município desde a última terça-feira (11).

O documento assinado pelo prefeito Fábio Roberto dos Santos (PSDB) tem validade de 60 dias. Ele permite, entre outras ações, a dispensa de licitação para contratação de serviços que resolvam problemas causados pela chuva.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Quatro indígenas morreram na cidade por conta das chuvas, segundo informações da Polícia Militar. A suspeita é que eles tenham se afogado. Um quinto indígena, de 40 anos, está desaparecido, conforme o cacique Angelo Kavigtanh.

-LEIA MAIS: Indígenas são encontrados mortos após serem arrastados por correnteza

Na Reserva Indígena Rio das Cobras, as chuvas deixaram estragos em algumas escolas e crianças ficaram sem aulas por dois dias. A reserva é a maior do estado, com cerca de 4 mil moradores. Outros problemas registrados envolvem estragos de pontes e destelhamento de casas.

publicidade

O decreto

O reconhecimento de calamidade pública na cidade autoriza, entre outras ações, a dispensa licitação para contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta aos problemas, de prestação de serviços e de obras relacionadas, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias.

O decreto também autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a organização da Coordenação de Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Públicos, da Secretaria de Assistência Social e Ação Comunitária, e da Secretaria Municipal de Viação e Transportes.

O documento permite, ainda, a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos problemas causados pela chuva, além da realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

publicidade

As informações são do g1.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline