Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PARANÁ

Cidade do Paraná confirma novo caso de raiva; saiba mais

A Vigilância em Saúde solicita que toda a população mantenha a vacinação dos seus animais em dia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Cidade do Paraná confirma novo caso de raiva; saiba mais
AutorO caso anterior aconteceu em agosto de 2022 e o departamento segue em monitoramento - Foto: Freepik/Ilustração

A Prefeitura de Campo Largo, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, informa a população campolarguense que foi detectada a presença do vírus rábico em mais um morcego, novamente na região central de Campo Largo. O caso anterior aconteceu em agosto de 2022 e o departamento segue em monitoramento. As informações são do site Bem Paraná

Sendo assim, a diretora da Vigilância em Saúde do município, Viviane Janz Moretti, solicita que toda a população mantenha a vacinação dos seus animais em dia. “Uma vez que os animais de estimação estão corretamente vacinados, forma-se uma barreira sanitária que reduz a possibilidade de transmissão desta grave doença”, explica ela.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O departamento solicita também que, caso sejam encontrados morcegos em situação anormal (caídos no chão ou voando durante o dia), ou mortos, a pessoa que encontrou não toque no animal, impeça o contato de outros animais com o morcego, e apenas coloque um balde sobre ele. Em seguida, entre em contato com a Vigilância em Saúde e mantenha o lugar fechado até que a equipe realize o recolhimento do bicho possivelmente infectado.

Outro alerta da diretora é com relação ao estigma em torno dos morcegos. “Lembramos a todos para não caçar ou matar morcegos desnecessariamente. Eles são animais extremamente importantes para o equilíbrio ecológico, e também são protegidos por leis ambientais. Eles não são os culpados pela doença, são tão vítimas quanto os demais animais que podem se contaminar”, destaca.

A Vigilância está organizando uma ação casa a casa, no entorno do local onde apareceu o morcego, para repassar informações importantes. “Solicitamos a todos que recebam os fiscais para que eles possam orientar sobre as ações necessárias, a fim de reduzirmos o risco da transmissão da raiva aqui em Campo Largo”, finaliza a diretora.

publicidade

Para mais esclarecimentos entre em contato com a Vigilância em Saúde no telefone (41) 3291-5116 ou pelo aplicativo de mensagens WhatsApp no número (41) 99515-0086.

Contamos com a colaboração de todos para reduzirmos o risco de reintrodução do vírus rábico na área urbana

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline