Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
ALERTA

Ciclone traz risco de tempestades e granizo ao PR; ventos podem superar 100 km/h

Inmet emitiu três avisos de perigo potencial para chuvas e granizo; Simepar também fez alerta

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Ciclone traz risco de tempestades e granizo ao PR; ventos podem superar 100 km/h
Autor Este será o primeiro ciclone extratropical de 2026 - Foto: Adriany Freitas/TNonline

O tempo no Paraná deve sofrer uma virada brusca nos próximos dias devido à formação de um novo ciclone extratropical. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), embora o fenômeno se consolide entre sábado (10) e domingo (11), o sistema de baixa pressão que o origina já começa a provocar instabilidades no estado a partir desta quarta-feira (7).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de "perigo potencial" para tempestades. O aviso abrange ventos de até 60 km/h, queda de granizo e chuvas que podem acumular 50 mm/dia. No entanto, com a evolução do ciclone no fim de semana, previsões mais amplas indicam que as rajadas podem superar os 100 km/h em áreas isoladas da região Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

📰 LEIA MAIS: Tragédia na BR-116 foi uma das mais violentas da história, diz PRF

Este será o primeiro ciclone extratropical de 2026 e deve afetar, além do Paraná, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Cronograma da instabilidade

A piora no tempo será gradual, combinando calor intenso com sistemas meteorológicos de grande escala:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quarta (7) e Quinta (8): O calor predomina, com máximas próximas a 30°C (chegando a 33°C no Norte e Oeste). Essa temperatura elevada, somada à umidade, gera sensação de abafamento. Pancadas de chuva isoladas e descargas elétricas devem ocorrer à tarde, especialmente no Leste, Campos Gerais, Norte Pioneiro e Oeste. Na quinta-feira, a passagem de um "cavado" (área alongada de baixa pressão) pelo oceano reforça a instabilidade no leste paranaense.

Sexta-feira (9): A situação se agrava com a reaproximação do sistema de baixa pressão. As chuvas se intensificam em todas as regiões entre a tarde e a noite.

Fim de Semana (10 e 11): O sistema evolui para um ciclone extratropical, deslocando-se em direção ao Rio Grande do Sul. Para o Paraná, o Simepar alerta para o desenvolvimento de tempestades pontualmente severas e abrangentes. Os acumulados de chuva no estado podem chegar a 100 mm durante a passagem do fenômeno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

Alertas do Inmet em vigor

Os avisos meteorológicos atuais focam na prevenção de danos causados por ventania e granizo. As áreas sob maior atenção incluem a metade sul do estado e municípios próximos à divisa com o Mato Grosso do Sul. Os alertas vigentes cobrem os seguintes períodos:

  • Quarta-feira (7), das 12h às 23h59
  • Quinta-feira (8), da 0h às 23h59
  • Quinta-feira (8), das 10h às 23h59

Enquanto o Paraná enfrenta essas instabilidades, o cenário nacional também é complexo: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém chuvas volumosas no Sudeste, Centro-Oeste e Norte, enquanto o Nordeste segue com tempo seco devido a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline