Ciclone avança e coloca cinco estados em risco de tempestades severas
Previsão indica semana de instabilidade intensa no Centro-Oeste, Sudeste e Sul
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A próxima semana será marcada por fortes tempestades em várias regiões do país, impulsionadas pela formação de um ciclone e pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), segundo previsão da Meteored. O fenômeno deve provocar ventos que podem chegar a 100 km/h e acumulados de chuva próximos a 160 mm.
LEIA MAIS: Nota Paraná sorteia prêmio de R$ 1 milhão nesta segunda-feira (8)
O tempo permanece estável no Sul e em parte do Sudeste até segunda-feira (8), quando tem início o processo de ciclogênese. As primeiras tempestades devem atingir principalmente o oeste do Rio Grande do Sul.
De acordo com o meteorologista Matheus Manente, da Meteored, uma área de baixa pressão começará a se aprofundar sobre o Sul, dando origem ao ciclone e à frente fria associada, que devem formar tempestades severas na região. O sistema avança na terça-feira (9), elevando o risco de alagamentos, transbordamentos de rios, deslizamentos e queda de granizo em outros estados.
Ciclone e ZCAS: estados com maior risco de chuva intensa
Entre os dias 8 e 15 de dezembro, a previsão indica volumes elevados de precipitação em:
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Oeste de Minas Gerais
- Paraná
- São Paulo
Após a formação do ciclone, a chuva perde força no Sul na quarta-feira (10). A tendência para quinta-feira (11) é de tempo firme, com sol e ar seco predominando na região. Entretanto, as tempestades continuam no extremo norte do Paraná, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, devido ao avanço de uma frente fria.
A combinação dos sistemas deve favorecer a formação de uma nova ZCAS ao longo da semana, intensificando a chuva persistente no Sudeste e no Centro-Oeste.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline