Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
TEMPORAL

Chuva de 50 mm em 40 minutos provoca estragos em Maringá; veja

Defesa Civil do Paraná emitiu alerta de risco severo via rede celular na cidade

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Um forte temporal atingiu a cidade de Maringá no início da tarde desta sexta-feira, 20. Antes da tempestade, a Defesa Civil do Paraná emitiu alerta de risco severo via rede celular para informar a população sobre a situação crítica, bem como para orientar a buscar abrigo e a evitar áreas de risco.

-LEIA MAIS: Enxurrada invade casa em Arapongas e arrasta dois cães da raça bulldog francês

De acordo com dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), entre 12h50 e 13h30 foram registrados cerca de 50 milímetros de chuva, volume significativo para um curto intervalo de tempo. Em apenas 40 minutos, a quantidade de chuva foi equivalente a mais de uma semana de precipitação para fevereiro, considerando uma média histórica de 185 milímetros para o mês. As rajadas de vento ultrapassaram os 55 km/h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O alto volume de chuva causou alagamentos pontuais na cidade. Na Avenida Morangueira, que recebeu obras de drenagem no ano passado, a água escoou em dois minutos após o temporal. No local e em outro pontos da cidade, equipes atuam na desobstrução de galerias pluviais, na limpeza de vias afetadas por galhos e detritos e na remoção de duas árvores que caíram até o momento.

O secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio, destacou o empenho dos servidores municipais no atendimento às ocorrências. “Assim que o alerta foi emitido e as primeiras ocorrências começaram a ser registradas, nossas equipes foram imediatamente para as ruas. É um trabalho que exige agilidade, dedicação e compromisso com a população. Seguimos mobilizados para restabelecer a normalidade o mais rápido possível”, afirma.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

							Chuva de 50 mm em 40 minutos provoca estragos em Maringá; veja
AutorFoto: Reprodução


Canais de atendimento - As equipes da Prefeitura permanecem em alerta para atender novas demandas. Em caso de emergências com risco de vida, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros, ou para a Defesa Civil, pelo 199.

A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados e acionar a Copel por meio do número 0800 51 00 116. A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, pelo aplicativo para celulares, site da companhia ou pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973. O aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O município orienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores, pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação por meio do aplicativo Ouvidoria 156 ou pelo site da Prefeitura, na opção Temporal.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline