Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PARANÁ

CGE verifica serviços estaduais e recebimento de vacinas

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

CGE verifica serviços estaduais e recebimento de vacinas
Autor Foto: Agência de Notícias do Paraná

A Controladoria-Geral do Estado planeja visitar 90 cidades este ano, para verificar a qualidade do atendimento em serviços estaduais que prestam atendimento presencial. A equipe que forma a CGE – Itinerante começou nesta semana a série de viagens com o objetivo de entrevistar cidadãos que buscaram serviço estadual e divulgar os canais de ouvidoria e transparência.

Em paralelo, devido à entrega de vacinas do Governo Federal para os municípios, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, a CGE-Itinerante também verificará como foi o lote foi recebido. A autoridade de saúde de cada município visitado poderá registrar se as vacinas foram entregues de forma apropriada, com referência a embalagem, temperatura e responsável pelo recebimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explicou que a ação avalia como é feito o atendimento à população e orienta as pessoas a buscarem os canais oficiais para entrar em contato com a administração estadual. A equipe da CGE – Itinerante é composta por servidores das coordenadorias de Ouvidoria-Geral e de Transparência e Controle Social.

“O objetivo principal é fomentar a participação dos cidadãos na administração pública, reclamando de situações, sugerindo melhorias, comentando ações e, porque não, elogiando o trabalho oferecido”, disse Siqueira. “Porém, aproveitaremos as viagens já programadas para verificar como as vacinas foram recepcionadas pelos municípios, inclusive as quantidades já aplicadas e se o Estado, por meio da Secretaria de Saúde, atendeu aos cuidados necessários de logística”, acrescentou.

Ele explicou que somente com informações confiáveis é possível exercer o controle social. “Esse controle é aquele que o cidadão exerce sobre o Estado em ambiente democrático e transparente. É ouvindo as pessoas que precisam dos serviços, que o governo pode melhorá-los, atendendo a necessidades da sociedade”, afirmou o controlador-geral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano passado, apesar das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, foram entrevistados mais de 1.700 usuários de serviços do Governo do Estado, em 28 cidades. O trabalho se concentrou na distribuição do cartão Comida Boa e do Kit Merenda Escolar, programas oficiais de enfrentamento à doença, mas também visitou delegacias e unidades da Secretaria de Estado da Saúde.

PREMIAÇÃO – Essa iniciativa da CGE conquistou o terceiro lugar no Prêmio Marco Maciel, da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), em dezembro de 2020. “Esse reconhecimento aponta a valorização do contato da administração pública com os paranaenses. Isso nos motiva a continuar com o trabalho”, afirmou Cristiano Pereira, representante da Coordenadoria de Transparência e Controle Social na CGE Itinerante.

Desde que começou, no fim de 2019 e antes das restrições impostas pelo coronavírus, a equipe visitou órgãos da Secretaria de Estado da Saúde. Foram cinco visitas e 226 entrevistas. Com medidas de enfrentamento à pandemia, a CGE – Itinerante foi direcionada às entidades e escolas que distribuíram, respectivamente, o Cartão Comida Boa, com 10 visitas e 84 entrevistas, e o Kit Merenda Escolar, com 25 visitas e 966 entrevistas. O trabalho seguiu em distritos policiais, delegacias e Instituto de Identificação, com 27 visitas e 440 entrevistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pereira disse que, dos entrevistados, cerca de 80% disseram estar satisfeitos com o atendimento. Os registros que apontam falhas nos procedimentos são encaminhados para os órgãos responsáveis por corrigi-las ou avaliar melhorias. “O cidadão nos fala se foi devidamente atendido, se tem alguma reclamação ou até sugere mudanças para melhorar a rotina do trabalho”, explicou.

Pela Coordenadoria de Ouvidoria, os servidores Ricardo Humberto, Fernanda Micheletti e Suelen da Silva se revezaram nas entrevistas. “Aproveitamos o contato direto com a população para divulgar os serviços da Ouvidoria, seu funcionamento e em que a coordenadoria pode ajudar o cidadão”, disse o coordenador da área, Yohhan de Souza.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline