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Volta do pedágio em breve

CCR PRVias inicia operação de serviços nas rodovias na região

Empresa é responsável pelas rodovias que cortam o Norte do Paraná, incluindo Apucarana e Arapongas

Da Redação

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Os usuários terão disponíveis uma frota de 60 viaturas, dentre as quais 13 de inspeção de tráfego
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Os usuários terão disponíveis uma frota de 60 viaturas, dentre as quais 13 de inspeção de tráfego
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.05.2025, 16:05:50 Editado em 15.05.2025, 16:05:50
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A CCR PRVias inicia a operação de rodovias no Paraná à 0h de sexta-feira (16) com serviços de atendimento aos motoristas. A empresa, que arrematou o Lote 3 das Rodovias Integradas do Paraná, vai administrar 569 quilômetros, abrangendo trechos da BR-369, BR-373, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445. O evento de lançamento contou com a presença dos secretários de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e das Cidades, Guto Silva. A data de início da cobrança das tarifas ainda não foi anunciada.

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Os usuários terão disponíveis uma frota de 60 viaturas, dentre as quais 13 de inspeção de tráfego, 7 guinchos leves, 5 guinchos pesados, 4 caminhões-pipa para combate a incêndios, 3 viaturas para captura de animais, 3 veículos para supervisão de pista e 12 ambulâncias de atendimento pré-hospitalar (APH), das quais 4 são Unidades de Suporte Avançado (USA).

Além disso, 13 bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) estarão em funcionamento 24 horas por dia, oferecendo apoio direto a motoristas, pedestres e caminhoneiros com estrutura de internet, telefonia, banheiros, água potável e totens de atendimento. O número 0800 376 0000 e um aplicativo complementarão o canal de comunicação com os usuários, com informações em tempo real sobre as condições das vias.

Com isso, o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), deixa de atuar com esses serviços. De 2022 a 2025 foram mais de 37 mil atendimentos com investimento superior a R$ 100 milhões. Os serviços prestados pelo DER/PR seguem em andamento no antigo Anel de Integração que ainda não passou por concessão, com trechos que envolvem os lotes 4 e 5.

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O início das atividades também será marcado pela execução dos serviços iniciais, um conjunto de ações estruturantes voltadas à recuperação da malha viária e da sinalização, reforço da segurança e aprimoramento do atendimento aos usuários. Ao longo dos próximos 30 anos de concessão estão previstos investimentos de cerca de R$ 16 bilhões em serviços, obras de ampliação, modernização e tecnologia.

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O Lote 3 faz parte da Malha Norte, que abrange 22 cidades e faz a ligação do Norte do Estado com o eixo rodoviário da BR-277, chegando até o Porto de Paranaguá. As rodovias atendidas nesse trecho atravessam as cidades de Sertaneja, Sertanópolis, Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Arapongas, Cambira, Jandaia do Sul, Mandaguari, Ortigueira, Imbaú, Faxinal, Tibagi, Ipiranga, Ponta Grossa, Palmeira e Balsa Nova.

Entre as principais obras estão 132 quilômetros de duplicações e 24,6 quilômetros de faixas adicionais. Entre as novidades está o Contorno de Apucarana, no Vale do Ivaí, ligando a BR-369 à BR-376 e com 13,8 quilômetros de extensão, e o Contorno de Califórnia, com pouco mais de cinco quilômetros, ligando dois trechos da BR-376. Já Ponta Grossa ganhará dois novos contornos: o Contorno Norte, com extensão total de 14,65 quilômetros, entre a BR-376 e a BR-373, e o Contorno Leste, que vai ligar a BR-373 à PR-151 e terá 27,7 quilômetros de extensão.

O Lote 3 também vai concluir a duplicação da Rodovia do Café (BR-376), entre Mauá da Serra e Ponta Grossa. Serão duplicados 52,58 quilômetros da BR-376, divididos em quatro segmentos, passando por Mauá da Serra, Ortigueira e as proximidades de Imbaú. Confira todas as obras AQUI.

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