MAIS LIDAS
VER TODOS

Treinamento

CBMPR fortalece capacitação contra incêndios com queimadas controladas

Além de garantir a segurança ambiental, os treinamentos também desempenham um papel fundamental na formação de brigadistas florestais

Da Redação

·
O objetivo é otimizar a resposta a grandes incêndios
Icone Camera Foto por CBMPR
O objetivo é otimizar a resposta a grandes incêndios
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.09.2025, 12:18:40 Editado em 02.09.2025, 12:18:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) tem intensificado suas ações de treinamento e capacitação para o uso controlado do fogo, técnica essencial para o combate e prevenção a incêndios florestais. O Manejo Integrado do Fogo (MIF), que envolve a queima controlada de material combustível nas matas, visa reduzir a carga de combustível nas áreas de risco, prevenindo incêndios de grandes proporções e promovendo a recuperação de ecossistemas degradados.

Além de garantir a segurança ambiental, os treinamentos promovidos pelo Corpo de Bombeiros também desempenham um papel fundamental na formação de brigadistas florestais. Em 2024, mais de 100 brigadas municipais de combate a incêndios florestais foram capacitadas em parceria com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

continua após publicidade

📰 LEIA MAIS: IAT amplia áreas para soltura de animais resgatados no Paraná

O objetivo é otimizar a resposta a grandes incêndios, utilizando equipes bem treinadas e equipadas. "Com brigadistas preparados e com equipamentos adequados, conseguimos agir mais rapidamente e de maneira mais eficaz em caso de incêndios", explica o tenente-coronel Rafael Lorenzetto, comandante do 5º Comando Regional de Bombeiro Militar, localizado em Ponta Grossa.

A técnica, que já é aplicada no Parque Estadual de Vila Velha desde 2014, foi ampliada para Jaguariaíva, nos Campos Gerais, onde o bioma do cerrado exige cuidados específicos. “As queimadas controladas diminuem o risco de incêndios devastadores, pois reduzem o material combustível acumulado na vegetação”, afirma o tenente-coronel.

continua após publicidade

De acordo com a Lei 14.944/2024, o Manejo Integrado do Fogo é regulamentado no Brasil, sendo autorizado sob rigorosos protocolos de segurança. A técnica, quando bem executada, favorece não apenas a prevenção de incêndios, mas também a regeneração de áreas desmatadas e a manutenção do equilíbrio ecológico. “Com o manejo adequado, garantimos que a vegetação mantenha sua condição natural, prevenindo o alastramento de incêndios espontâneos”, reforça o comandante.

PROTOCOLOS

As queimadas controladas, autorizadas entre maio e julho no Paraná, são realizadas apenas após a devida autorização dos órgãos ambientais, como o Instituto Água e Terra (IAT), garantindo que as operações sigam as diretrizes de segurança.

continua após publicidade

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

O trabalho de prevenção e combate a incêndios é constante no Paraná, com reuniões mensais para atualização dos protocolos de segurança e aprimoramento das estratégias de ação. A capacitação contínua das tropas do CBMPR e a coordenação com os diversos parceiros garantem uma atuação ágil e eficiente em todo o território estadual e nacional.

"Estamos cada vez mais preparados para enfrentar as grandes ocorrências de incêndios florestais. A legislação atual é fundamental para garantir a segurança tanto do meio ambiente quanto das comunidades locais. Temos equipamentos novos, com efetivo treinado, resultado de investimentos expressivos do Governo do Estado e da Secretaria da Segurança Pública", afirma o tenente-coronel Rafael Lorenzetto.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "CBMPR fortalece capacitação contra incêndios com queimadas controladas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!