Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
RELIGIÃO

Catedral de Apucarana pode receber título de Basílica Menor

Pedido foi apresentado ao Vaticano pelo bispo Dom Carlos José de Oliveira; entenda

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Catedral de Apucarana pode receber título de Basílica Menor
AutorA igreja, que foi construída na década de 50, pode ser a terceira a receber esse título no Paraná - Foto: TNOnline

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana (PR), poderá receber do Vaticano o título de Basílica Menor. A igreja, que foi construída na década de 50, seria a terceira a receber esse título no Paraná (as outras duas são a Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba e a Catedral Nossa Senhora da Gloria, em Maringá). Com esse reconhecimento, a Catedral passaria a ter status internacional e ligação direta ao Papa Francisco, sendo a única Catedral Basílica Menor dedicada à Nossa Senhora de Lourdes da América Latina.

-LEIA MAIS: Catedral de Apucarana vai usar ondas eletromagnéticas para espantar pombos

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“As basílicas são títulos conferidos no mundo às igrejas pela sua importância, missão e presença na evangelização”, enfatiza o padre José Roberto Rezende, de 55 anos, cura da Catedral.

Resende conta que o desejo existe há muito tempo, no entanto, o projeto não foi para frente. Entretanto, o bispo Dom Carlos José de Oliveira anunciou publicamente que fez o pedido oficial ao Vaticano e espera ser atendido até o aniversário de 60 anos da Diocese de Apucarana, que será comemorado em 2025.

“É uma forma de agradecer e bem dizer a Deus e aos pioneiros que, com tanta garra e empenho, construíram essa Catedral imponente com muito sacrifício. Mesmo com recursos escassos, eles construíram essa igreja onde as pessoas prosseguem no sentido de usar esse templo para evangelização. Também para exaltar o trabalho material que vem sendo feito no sentido de conservação”, salienta.

publicidade

O pedido oficial é feito à Santa Sé, órgão do Vaticano juridicamente responsável pelas igrejas do mundo todo. “Certamente já está sendo feito o pedido formal de acordo com as exigências da igreja para esse fim”, assinala.

CONSTRUÇÃO

A pedra fundamental da catedral foi lançada em 22 de fevereiro de 1949. A obra, no entanto, demorou para sair do papel e foi começar apenas oficialmente em 12 de outubro de 1950. A construção principal demorou quase 20 anos para ser concluída, incluindo a instalação dos sinos e relógio, além da pintura interna. A igreja construída na Praça Rui Barbosa tornou-se catedral em 28 de março de 1965, quando foi instalada a Diocese de Apucarana, que teve Dom Romeu Alberti (1965-1982) como seu primeiro bispo.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline