Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
INFECÇÃO RESPIRATÓRIA

Casos de coqueluche aumentam em 500% no Paraná; saiba sintomas

A doença, conforme especialistas, é altamente contagiosa e muitas vezes tem os sintomas confundidos com os de uma gripe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Casos de coqueluche aumentam em 500% no Paraná; saiba sintomas
Autor Foto por Foto ilustrativa/Pixabay - O estado registrou 24 confirmações de janeiro até a primeira quinzena de junho

Os casos de coqueluche tiveram um aumento de 500% no Paraná, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. O estado registrou 24 confirmações de janeiro até a primeira quinzena de junho. No mesmo período do ano passado, foram 17 ocorrências da doença.

A maioria das confirmações deste ano é da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, com 18 casos, seguida da 3ª RS de Ponta Grossa (4), 15ª RS de Maringá e 19ª RS de Jacarezinho, com um caso cada uma. Não há registro de óbitos pela doença neste ano no Paraná. Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para a importância de manter a vacinação em dia.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: PR alerta para vacinação contra coqueluche; saiba mais sobre a doença

Segundo o bioquímico e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, a coqueluche, também conhecida como “tosse comprida”, é uma doença infecciosa respiratória aguda e altamente contagiosa.

“Estima-se que uma pessoa com coqueluche pode infectar entre 12 e 17 outras pessoas. A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto do doente por meio de gotículas eliminadas ao tossir, espirrar ou até mesmo ao falar. Em alguns casos, a transmissão pode ocorrer através de objetos recentemente contaminados com secreções de pessoas doentes”, explica.

publicidade

Sintomas

A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria (Bordetella Pertussis). Está presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, tranqueia e brônquios. Crianças menores de seis meses podem apresentar complicações da coqueluche que, se não tratada corretamente, pode levar à morte.

Os sintomas da coqueluche podem se manifestar em três níveis. No primeiro nível, o mais leve, os sintomas são parecidos com o de um resfriado.

publicidade
  • Mal-estar geral.
  • Corrimento nasal.
  • Tosse seca.
  • Febre baixa.
  • Tosse passa de leve e seca para severa e descontrolada.
  • A tosse pode ser tão intensa que pode comprometer a respiração.
  • A crise de tosse pode provocar vômito ou cansaço extremo.

Geralmente, os sinais e sintomas da coqueluche duram entre seis a 10 semanas, podendo durar mais tempo, conforme o quadro clínico e a situação de cada caso.

Para mais informações, acesse à Banda B, parceira do TnOnline.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline