Campanha para Rio Bonito passa a priorizar materiais de construção
O Estado arrecadou 248 toneladas de doações destinadas para a cidade destruída pelo tornado. Agora o foco são materiais de construção
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná receberam 248 toneladas de doações destinadas ao município de Rio Bonito do Iguaçu. A população paranaense contribuiu com diversos tipos de mercadorias, como alimentos não perecíveis, água mineral, roupas de cama, calçados, roupas íntimas, roupas em geral, produtos de higiene e de limpeza. Esse material arrecadado já vem sendo levado para a cidade do Centro-Sul do Estado, que vai se reerguendo aos poucos depois de ser devastada por um tornado no último dia 7 de novembro.
LEIA MAIS: Desmoronamento aumenta cratera em rua do Núcleo João Paulo; veja
Organizadora da campanha de doações junto com o Gabinete da Primeira-Dama, a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil decidiu suspender a arrecadação, em virtude da grande quantidade de itens levantados na semana passada. Desse modo, os quartéis do CBMPR não irão mais receber os artigos doados. Mas os interessados ainda têm outras formas de auxiliar no reerguimento da estrutura de Rio Bonito do Iguaçu, que teve 90% da cidade atingida, e no apoio às vítimas da intempérie.
Há duas maneiras de demonstrar essa solidariedade, seja com a entrega de materiais de construção, seja com recursos financeiros. No primeiro caso, a Defesa Civil reforça a necessidade de manter o fluxo de recebimento de elementos para a reforma dos imóveis danificados – madeiramento para o telhado, telhas, insumos elétricos e hidráulicos são as prioridades. Todo material de construção deve ser encaminhado exclusivamente ao Centro de Eventos municipal.
Cerca de 70% dos imóveis de Rio Bonito do Iguaçu já receberam cobertura. Desde o dia do tornado, o Governo do Estado já destinou mais de 10 mil telhas ao município.
Já aqueles que preferirem contribuir com dinheiro podem doar por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), que tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta dos municípios paranaenses atingidos por desastres. Todo o valor arrecadado nesse momento será destinado à construção de moradias e assistência às vítimas. As doações, de qualquer valor, podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas. A chave PIX para esse fim é 52.807.487/0001-12 (CNPJ).
Também é possível ajudar, via PIX, por meio da chave da Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu: 95.587.770/0001-99 (CNPJ). Ambas as opções terão prestações de contas da aplicação do montante recebido.
“Nossos quartéis já fizeram a triagem. Muito material já chegou em Rio Bonito do Iguaçu, e tem muito para mandar. Desse modo, a campanha nos quartéis foi encerrada. As famílias podem continuar auxiliando por meio do Fundo Estadual de Calamidades Públicas do Estado do Paraná, com doações financeiras. Aí o Estado poderá alocar esses recursos onde mais seja necessário para a reconstrução da cidade”, disse o primeiro-tenente Pedro Pierdoná, do Corpo de Bombeiros do Paraná.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline