Calor intenso persiste, mas deve dar trégua na virada do ano no Paraná
Meteorologista do Simepar aponta que temperaturas extremas darão lugar a valores mais compatíveis com a média histórica
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O paranaense ainda enfrentará temperaturas elevadas neste último fim de semana de 2025, mas o calor extremo tem data para acabar. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), embora o sábado (27) e o domingo (28) marquem termômetros acima dos 30 °C em diversas regiões, uma mudança no padrão atmosférico trará alívio a partir da próxima semana.
-LEIA MAIS: Caminhão pega fogo e causa interdição na BR-376; veja opções de desvio
De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, o Estado registrou recordes de calor para o ano ao longo desta semana. Para este fim de semana, a previsão se mantém: calor intenso associado às tradicionais chuvas de verão. "São aquelas pancadas rápidas durante a tarde e noite, que vêm para refrescar, mas chegam com forte intensidade e podem causar alguns transtornos", alerta Jacóbsen.
Retorno à normalidade
A principal mudança no tempo está prevista para os dias que antecedem o Réveillon. A partir da próxima semana, as temperaturas devem "amenizar", saindo do patamar de calor excessivo para valores mais próximos das médias climatológicas da estação.
"Não que não vá fazer mais calor no Paraná; ainda continua quente, o verão está adequado aos padrões. Mas aquele calor intenso começa a dar uma trégua", explica o meteorologista.
A previsão indica que Curitiba deve registrar temperaturas abaixo dos 30°C a partir dos dias 30 e 31 de dezembro. O alívio térmico também chegará ao litoral paranaense na primeira semana de janeiro, com as praias registrando máximas inferiores a 30°C.
O destaque para a virada do ano e o início de 2026 será a ocorrência de chuvas em grande parte do Estado, encerrando a sequência de dias de calor sufocante.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline