Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
ACESSIBILIDADE

Cadeiras anfíbias batem recorde de uso no Litoral do Paraná

A expectativa é que sejam alcançadas mil utilizações até o próximo domingo (02), último dia do projeto Praia Acessível no Litoral do Estado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Cadeiras anfíbias batem recorde de uso no Litoral do Paraná
Autor Foto por Alessandro Vieira/CC

O programa Praia Acessível, que disponibiliza cadeiras anfíbias para pessoas com mobilidade reduzida ou sem mobilidade, bateu recorde de utilizações no Verão Maior Paraná 2024/2025. Foram 937 atendimentos entre 28 de dezembro e 29 de janeiro, contra 763 em toda a temporada passada. A expectativa é que sejam alcançadas mil utilizações até o próximo domingo (2), quando encerram as atividades esportivas do Governo do Paraná no Verão Maior.

Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), as cadeiras anfíbias são adaptadas para entrarem no mar, com cinto, colete e profissionais de educação física capacitados para realização da atividade, tudo para garantir conforto e segurança para os usuários.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Presente nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, além de uma cadeira itinerante, somente na última semana com dados consolidados, entre 21 e 26 de janeiro, foram 248 atendimentos. A cadeira com mais uso é justamente a itinerante, com 61 no mesmo período. Somados, os balneários de Pontal do Paraná têm o maior número de utilizações, com 124. Em Matinhos foram 39 e em Guaratuba, 24.

Segundo o diretor de Políticas Públicas para a Família da Sedef, Ronaldo Olmo, o projeto visa dar acessibilidade às pessoas que têm mobilidade reduzida ou sem mobilidade. “Cadeirantes, pessoas com deficiência, não só física, mas motora de qualquer outra forma e pessoas idosas ou com alta sensibilidade. Então não são só para pessoas com deficiência, mas também para outras pessoas que a gente possa dar essa acessibilidade com banho de mar”, afirmou.

“Cada ano tem aumentado os atendimentos. Temos várias histórias de famílias que voltaram a frequentar o Litoral por conta da cadeira anfíbia. Pessoas que às vezes por acidente ou por algum outro tipo de situação tiveram a mobilidade reduzida ou não conseguem mais andar, e agora, com esse trabalho, volta a família toda e faz com que todos possam ter o lazer e a inclusão”, acrescentou o diretor.

publicidade

O professor de educação física André Soares, 36 anos, está em sua segunda temporada no Verão Maior Paraná trabalhando com a cadeira anfíbia. “O ponto de Shangri-lá é um dos que mais atende aqui em Pontal do Paraná. É excelente poder trabalhar nessa área gratificante, ver a alegria compartilhada com a família, a emoção de entrar no mar pela primeira vez ou depois de anos”, contou.

INCLUSÃO – Um dos usuários mais frequentes e que tem ajudado a bater o recorde deste ano é Carlos Eduardo Kessin, 14 anos, de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba. Um dos motivos da família vir para o Litoral do Estado é justamente a disponibilização das cadeiras, que Carlos utilizou já na edição passada.

“É um sentimento muito bom. Eu achei que nunca mais viria para a praia, e essa cadeira foi uma coisa boa, me sinto seguro. Eu participei das brincadeiras do Detran, quebra-cabeça, jogo da memória e cara a cara”, contou, sobre as atividades que tem realizado no “condomínio” do Governo do Estado em Shangri-lá.

publicidade

Mas quando perguntado qual ele prefere, a resposta é rápida. “A praia é mais legal. É muito bom, sensacional.” E logo depois do banho de mar pela manhã ele já avisa o pessoal. “De tarde estou aí para mais uns quatro banhos”.

Carlos tem Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença degenerativa progressiva e irreversível no tecido muscular. A mãe, Andréia Aparecida Kessin, conta que a doença foi descoberta quando ele tinha 7 anos, sendo que nos últimos três anos ele passou a utilizar a cadeira de rodas.

Para ela, ver o filho com o sorriso no rosto não tem preço. “É maravilhoso, não tem palavra para descrever. A gente adora vir aqui porque é acessível, os profissionais são ótimos e ele gosta muito de vir”, comentou. “Se não tivesse a cadeira, não tinha nem como entrar na água. Então é maravilhoso para ele e para mim também. Só gratidão”, finalizou.

publicidade

SERVIÇO – O uso das cadeiras anfíbias é gratuito e está disponível aos veranistas até o dia 2 de fevereiro, das 8h às 12h e das 15h às 19h, em seis pontos fixos e um itinerante.

Confira os locais de atendimento:

Guaratuba

Final da Av. Atlântica, s/n

publicidade

Matinhos

Balneário Caiobá: Av. Atlântica, entre as ruas Apucarana, Paranaguá e Ponta Grossa

Balneário Riviera: Av. Beira Mar

publicidade

Pontal do Paraná

Praia de Leste: Av. Dep. Aníbal Khury, no final da R. Rio Grande do Norte

Ipanema: Av. Dep. Aníbal Khury, no final da Av. São Luís

publicidade

Shangri-lá: Av. Dep. Aníbal Khury, no final da Av. Paranaguá

Marissol: itinerante

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline