As buscas por vestígios biológicos na área da explosão da fábrica de explosivos Enaex Brasil, em Quatro Barras, na Grande Curitiba, foram suspensas. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, em coletiva na noite desta sexta-feira (15). Segundo ele, mais de mil vestígios foram coletados nos quatro dias de trabalho.
- LEIA MAIS: Homem foi demitido um dia antes de explosão em fábrica onde 9 morreram
A força da explosão fragmentou os corpos dos nove funcionários que morreram, o que torna o exame de DNA necessário para a identificação das vítimas. O prazo inicial para o processo de identificação era de 30 dias. No entanto, com o apoio dos governos de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que ajudarão a Polícia Científica do Paraná na análise do material, a previsão é de que o prazo caia para até 10 dias. O Paraná também solicitou auxílio da Polícia Federal.
Em declaração, o secretário garantiu que "Tudo foi encaminhado para Polícia Científica e nós temos um compromisso de até no máximo de 10 dias encerrarmos toda a análise desse material para propiciar às famílias que tenham a certidão de óbito e toda a identificação dessas pessoas que faleceram nessa catástrofe".
A suspensão das buscas é temporária e pode ser retomada a qualquer momento, dependendo da necessidade das investigações. A área da explosão continua sob monitoramento da Polícia Militar e ainda não há previsão para o retorno das atividades da empresa. O secretário informou que as buscas foram feitas de forma manual, visual e com o auxílio de drones e cães farejadores. Além disso, alguns laudos já foram solicitados para a sequência da investigação.
Deixe seu comentário sobre: "Buscas por vestígios de vítimas de explosão em fábrica são suspensas"