Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
SAÚDE

Beto Preto defende demandas do Paraná durante agenda em Brasília

Secretário de Estado da Saúde cumpriu agenda nesta quarta-feira (21) em Brasília tratando de vários assuntos de interesse do Estado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Beto Preto defende demandas do Paraná durante agenda em Brasília
AutorBeto Preto e a ministra Nísia Trindade - Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, cumpriu agenda nesta quarta-feira em Brasília tratando de vários assuntos de interesse do Paraná.

O secretário participou, por exemplo, de reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para debater o impacto do piso nacional da enfermagem.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O Governo Federal destinou R$ 7,3 bilhões para os Estados financiarem os valores a partir deste ano.

-LEIA MAIS: Estação mais fria do ano acende alerta sobre os cuidados com a saúde

Alguns governadores, secretários estaduais de Saúde, entidades representativas dos municípios estiveram no encontro e sinalizaram que, embora legítima e necessária a revisão dos valores aos profissionais, a preocupação é com a escassez de recursos.

publicidade

“Viemos para esta reunião com a ministra Nísia, representando o governador Ratinho Junior, justamente pela importância desta pauta, uma vez que os recursos estão cada vez menores na saúde e o peso aos Estados e municípios acaba sendo mais impactado na ponta. Reconhecemos o merecimento deste piso aos profissionais e o nosso respeito Temos apenas que equalizar estas despesas”, disse Beto Preto.

O repasse dos recursos pelo Fundo Nacional de Saúde foi suspenso e está em julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), considerando alguns critérios e provisionamento de orçamento suplementar pela União.

“É um piso justo para a categoria. Mas também tem um impacto muito grande nas relações federativas, envolvendo municípios, Estados e entidades filantrópicas. O recurso ainda não foi repassado e estamos estudando e analisando uma readequação na proposta”, informou a ministra.

publicidade

No debate, ficou estabelecido até o final de julho para que Estados, municípios e entidades apresentem em conjunto um novo cenário financeiro. “Parabenizo a ministra Nísia pela coragem e sensibilidade de ouvir e enfrentar este tema num momento tão crítico vivido pela saúde de forma geral nos incentivos financeiros”, reconheceu o secretário.

Ainda no Ministério da Saúde, Beto Preto apresentou uma proposta da nova obra do Laboratório Central do Estado (Lacen) à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), que será construída em São José dos Pinhais. A planta e as especificações do projeto foram entregues à secretária Ethel Leonor Noia Maciel, que responde pelo órgão. A previsão de investimento é de R$ 20 milhões.

CONTORNOS

publicidade

Ainda em Brasília, na condição de deputado federal licenciado, Beto Preto participou de audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, juntamente com deputados estaduais e federais do Paraná e o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP). A audiência discutiu a construção de um contorno de Londrina.

“Também estamos mantendo a vigilância pela manutenção do contorno leste de Apucarana no lote 3 do novo modelo de pedágio do Paraná”, comenta.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline