Beto Preto apresenta modelo de regionalização da saúde em debate no RJ
Rio Health Forum é um evento que reuniu autoridades, gestores e especialistas da área da saúde de todo o país

O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, participou nesta quinta-feira (6) do Rio Health Forum, no Rio de Janeiro, evento que reuniu autoridades, gestores e especialistas da área da saúde de todo o país. Promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), o encontro teve como tema central os desafios e avanços na atenção especializada e na regionalização da assistência em saúde.
LEIA MAIS: Enfermeiro é condenado à prisão perpétua por matar 10 pacientes
O debate foi moderado pelo presidente da ACRJ, Josier Vilar, e contou com a presença do ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, além de outras importantes lideranças do setor, como o ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde Denizar Viana e a presidente da Fundação Hospitalar de Minas Gerais, Renata Cortez.
Representando o Governo do Paraná, Beto Preto apresentou a experiência de regionalização da saúde do Estado, com destaque para o Opera Paraná, o maior programa de cirurgias eletivas do Brasil, e para a implantação dos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), que estão ampliando o acesso a consultas e exames especializados em todas as regiões paranaenses.
“O Paraná vem consolidando um modelo eficiente de regionalização da saúde, com investimentos que aproximam o atendimento da população e reduzem as desigualdades regionais. Apresentar esses resultados em um fórum nacional é uma oportunidade de compartilhar boas práticas e contribuir para o fortalecimento do SUS em todo o Brasil”, destacou o secretário.
Durante o evento, foram discutidas estratégias para aprimorar a gestão da média complexidade e integrar as redes de atenção em saúde pública. O caso paranaense foi citado como referência nacional pela sua capacidade de articular investimentos em infraestrutura, tecnologia e recursos humanos em benefício direto da população.
“O debate foi de alto nível, com gestores e técnicos comprometidos em buscar soluções concretas para melhorar o atendimento no país. O Paraná está fazendo a sua parte e mostrando que gestão, planejamento e trabalho conjunto fazem a diferença”, completou Beto Preto.
