Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
CUIDADOS COM A SAÚDE

Baixa umidade relativa do ar gera alerta na região de Apucarana

Em Apucarana, a umidade relativa do ar pode variar de 27% a 58% nesta quinta-feira (25), segundo o Simepar

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Baixa umidade relativa do ar gera alerta na região de Apucarana
Autor Foto por TNonline/Arquivo - Temperaturas máximas ficarão acima de 25 graus nos próximos dias em Apucarana

A baixa umidade relativa do ar atinge o Paraná nesta semana e gera alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No Paraná, uma grande área que vai do Norte ao Centro-Sul do Estado está dentro da faixa de alerta amarelo, quando o índice de umidade cai para a faixa de 30% .

-LEIA MAIS: Saiba como fica o clima em Apucarana nesta quarta-feira (24)

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

São índices preocupantes, mas que ainda não afetam drasticamente a saúde. Mesmo assim, é preciso alguns cuidados (veja abaixo). Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal para o organismo humano gira em torno de 40% a 70%. Abaixo dos 20%, a baixa umidade já começa a criar sérios riscos à saúde.

Nesta quinta-feira (25), o Paraná segue em alerta amarelo. Em Apucarana, a umidade do ar pode variar de 27% a 58%. O quadro segue até domingo (28), com tempo aberto e temperaturas máximas acima de 25 graus.

Segundo médicos, um dos maiores malefícios da baixa umidade do ar é o ressecamento das mucosas das vias aéreas, tornando a pessoa mais vulnerável a crises de asma, infecções virais e bacterianas. Nesses casos, o sangue fica mais denso por causa da desidratação e favorece o aparecimento de problemas oculares e alergias, cansaço e dor de cabeça são sintomas que podem aparecer quando faltam água e sais minerais no organismo.

publicidade

Devido ao tempo seco, os agentes causadores das alergias como poeira, poluição e pelos de animais ficam mais tempo suspensos no ar, fatores que aumentam doenças como rinite e conjuntivite.

A orientação é manter-se hidratado, mesmo sem sentir sede beba água; lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e nariz; aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento; dar preferência a frutas ricas em líquidos como melancia, melão e laranja por exemplo; e evitar a prática de exercícios físicos entre 10h e 16h.

Outras medidas preventivas importantes são o uso de vaporizadores nos aposentos, manter a casa limpa e arejada utilizando-se de panos úmidos para limpeza. Evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechado.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline