Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PARANÁ

Autodeclaração de raça auxilia na implantação de ações de saúde

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Autodeclaração de raça auxilia na implantação de ações de saúde
AutorFoto: Agência de Notícias do Paraná

No Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde reforça aos profissionais da área que verifiquem o preenchimento do quesito raça/cor em todos os sistemas de informação do SUS. Os dados possibilitam traçar perfil epidemiológico da população e implantar ações de saúde que contemplem as reais demandas da população negra.

O preenchimento obrigatório do campo raça/cor está previsto na portaria 344, do Ministério da Saúde, de fevereiro de 2017, e adota o padrão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considera: cor branca, cor negra (preta ou parda), cor amarela e indígena.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A informação, preenchida a partir de autodeclaração do usuário, é fundamental para alimentar os sistemas de dados nacional e estadual (Sistema de Internações Hospitalares, de Mortalidade e de Agravos de Notificação), entre outros.

“O Paraná está atento à necessidade desta informação e qualifica profissionais de saúde para esta tarefa que permite aplicação de medidas estratégicas e intervenções apropriadas relacionadas à equidade racial. Considerar a diversidade dos grupos populacionais é a principal forma de identificar e viabilizar demandas importantes na área da saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Ele destaca que a equidade é um dos princípios do Sistema Único de Saúde e está relacionada ao conceito de justiça social.

publicidade

A Secretaria da Saúde vem atuando com o objetivo de ampliar o acesso da população negra aos serviços de saúde, de acordo com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), instituída pela Portaria nº 992, de 13 de maio de 2009 – Ministério da Saúde.

A PNSIPN tem como objetivo promover a saúde integral da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais, o combate ao racismo institucional, a discriminação nas instituições e serviços do SUS.

“Este trabalho tem sido uma janela de oportunidade para discutir temas relacionados à saúde da população negra, priorizando a redução das desigualdades étnico-raciais e o combate ao racismo institucional. Por isso, é muito importante a compreensão dos profissionais de saúde quanto ao preenchimento qualificado nos formulários do SUS”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

publicidade

REALIDADE – No Paraná, a população negra representa 31%, com maior proporção de negros do Sul do País. O Estado tem aproximadamente 50 comunidades quilombolas e/ou negras tradicionais presentes em vários municípios. A secretaria repassa incentivo estadual para estes municípios como forma de garantir o cuidado em saúde aos moradores dessas comunidades.

COVID-19 – Durante a pandemia, a secretaria estadual implantou o sistema de notificação de casos suspeitos e confirmados por meio da ficha Notifica Covid-19, em que foi assegurado o quesito raça/cor.

Segundo o informe epidemiológico de 17 de novembro, a proporção de pessoas negras hospitalizadas por Covid-19 no Paraná no período foi de 14%. Em relação aos óbitos na população negra a proporção aumenta para 17%.

publicidade

Analisar e divulgar dados da Covid-19 desagregados por raça/cor vai ao encontro de ações previstas na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline