O impacto do aumento na conta de luz em setembro será menor que o esperado. Embora siga em bandeira vermelha, a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – reduziu o patamar da cobrança.
- LEIA MAIS: Sanepar pede ajuda da população para evitar queda no abastecimento
O anúncio ocorreu por meio de nota, no início da noite desta quarta-feira (4). Anteriormente, a agência havia anunciado a bandeira tarifária patamar 2, que corresponde a um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Após nova análise, a Aneel indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1, com a cobrança de R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos.
O aumento na conta de luz é válido desde o último dia 1º
“Importante esclarecer os consumidores que a mudança é válida a partir de 1° de setembro. Para as contas que já foram faturadas, a devolução será feita até o segundo ciclo posterior à constatação do ajuste”, explica a Aneel.
Esse é o primeiro acionamento da bandeira vermelha patamar 2 desde agosto de 2021. O motivo da medida, segundo a agência, é a previsão de chuvas abaixo da média em setembro.
A conta de luz vinha em uma sequência de bandeiras verdes, que foi iniciada em abril de 2022 e interrompida em julho deste ano, com a bandeira amarela. No último mês, a bandeira voltou a ficar verde.
Deixe seu comentário sobre: "Aumento na conta de luz será menor que o esperado, diz Aneel"