Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
CONQUISTA

Assembleia do Paraná é eleita a mais transparente do Brasil

Legislativo estadual saltou de 59% para a pontuação máxima em dois anos e garantiu o Selo Diamante; avaliação é coordenada pela Atricon

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Assembleia do Paraná é eleita a mais transparente do Brasil
Autor Deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná. Deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná - Foto: Rogério Machado/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) alcançou 100% no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), referente ao ciclo de 2025. O resultado coloca a Casa como a única entre os parlamentos estaduais do Brasil a obter a pontuação máxima no levantamento coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Com o desempenho, a Alep garantiu o Selo Diamante pelo segundo ano consecutivo. O índice atual representa a consolidação de um processo de modernização administrativa: em 2023, a instituição registrava 59,10% de transparência; em 2024, subiu para 95,32%, saltando da 11ª para a 4ª posição. Neste ano, após cumprir mais de 500 itens verificados, assumiu a liderança isolada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O Ranking Nacional

Embora sete Assembleias Legislativas tenham conquistado o Selo Diamante em 2025, apenas a do Paraná "gabaritou" a avaliação. Veja o desempenho das primeiras colocadas:

  1. Paraná: 100%
  2. Goiás: 99,85%
  3. Rondônia: 99,36%
  4. Amapá: 99,10%
  5. Espírito Santo: 98,23%

Reformulação e Acessibilidade

O avanço na pontuação é atribuído, principalmente, ao lançamento do novo Portal da Transparência no início de 2025. A plataforma foi reestruturada para atender à Lei do Governo Digital e incluir ferramentas de acessibilidade, como tradução para Libras e compatibilidade com leitores de tela.

Entre as inovações técnicas, destacam-se a integração de dados abertos via API — que facilita o cruzamento de informações por órgãos de controle e imprensa — e o detalhamento minucioso da execução orçamentária, licitações e atos legislativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Metodologia da Avaliação

A certificação do PNTP segue um rigoroso processo de auditoria em três etapas:

  1. Autoavaliação: A Controladoria Interna da Alep verifica a aderência aos critérios.
  2. Validação Estadual: O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) confere as evidências de forma independente.
  3. Homologação Nacional: Especialistas da Atricon revisam os dados para garantir a padronização dos critérios em todos os estados.

Cenário Estadual

Além do Legislativo, outros órgãos paranaenses tiveram destaque no levantamento de 2025. O Governo do Estado também atingiu 100% e recebeu o Selo Diamante, assim como o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que registrou 98,35%. O Tribunal de Contas (TCE-PR) obteve o Selo Ouro (90,68%), enquanto o Ministério Público (MP-PR) ficou com o Selo Prata (81,8%).


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline