Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
FIM DOS RÓTULOS

Apucaranenses falam sobre Síndrome de Down na Alep

‘Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo’, foi o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a campanha deste ano

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucaranenses falam sobre Síndrome de Down na Alep
AutorRepresentante e diretora da Associação Download ocuparam a tribuna - Foto: Orlando Kissner/Alep

O Grande Expediente da Assembleia Legislativa do Paraná foi usado para pedir o fim dos rótulos aos portadores de Síndrome de Down. ‘Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo’, foi o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a campanha deste ano como forma de incentivar a inclusão.

Para falar sobre o assunto, ocuparam a tribuna a presidente da Federação Paranaense das Associações de Síndrome de Down (Fepasd), Liana Lopes Bassi, e a representante da entidade e diretora da Associação Download, Luiza de Lucena Godoi Acosta, reforçando as ações relativas aos Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Estima-se que no Brasil exista aproximadamente 300 mil pessoas com Síndrome de Down. O objetivo é conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social de pessoas com Down e criar oportunidades”, justificou a deputada Luciana Rafagnin (PT), representando o deputado Arilson Chiorato (PT), proponente da agenda.

- LEIA MAIS: Prefeitura de Cambira realiza 'Manhã das Mulheres' no calçadão

“É um tema escolhido para ser debatido no mundo inteiro, porque costumeiramente as pessoas com deficiências intelectuais são consideradas atrasadas e são vistas como incapazes. E hoje nós temos visto que, quando bem estimuladas e, por meio de políticas públicas, têm acesso às fisioterapias, terapias ocupacionais e todas as estimulações necessárias, essas pessoas conseguem avançar. Estamos aqui para dizer que esses rótulos precisam cair. E não só os entes públicos, mas também a sociedade precisa dar mais oportunidade para as pessoas com Síndrome de Down e outras deficiências”, defendeu Liana Lopes Bassi.

publicidade

“Sempre acreditei em mim mesma, no meu potencial, sabendo que eram os estereótipos que me limitavam, o defeito estava no olhar deles e não na minha condição. Provei ser capaz. Essa frase não é minha, é de milhares de pessoas com Síndrome de Down, que passam por isso e são rotuladas como incapazes. Desconstruam suas ideias incapacitantes e nos valorizem como pessoas. Chega de rótulos, diga não ao capacitismo, juntos pela inclusão”, discursou a publicitária e influencer Luiza de Lucena Godoi Acosta.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline