Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
CONSULTA

Apucarana e Arapongas podem ganhar novos colégios cívico-militares

As cidades de Ivaiporã e Sabáudia também estão na lista; votação será realizada nos dias 17 e 18 de novembro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Apucarana e Arapongas podem ganhar novos colégios cívico-militares
Autor Foto: Gabriel Rosa/AEN

Apucarana, Arapongas e Ivaiporã poderão ter novos colégios cívico-militares a partir de 2026. Já Sabáudia poderá receber o seu primeiro colégio neste modelo. As quatro cidades estão entre os 34 municípios paranaenses selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) para participar da consulta pública que definirá a adesão de 50 colégios. A votação será realizada nos dias 17 e 18 de novembro, com a participação de pais, alunos, professores e funcionários das escolas.

Atualmente, Apucarana conta com oito colégios cívico-militares, Arapongas tem quatro e Ivaiporã possui uma instituição no programa. Na lista do governo para a aprovação estão a Escola Estadual Professor Francisco Antonio de Sousa (Apucarana), Colégio Estadual Profª. Ivanilde de Noronha (Arapongas), Colegio Estadual Hermínia Rolim Lupion (Sabáudia) e Colégio Estadual Bento Mussurunga (Ivaiporã).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS: Mãe e padrasto são presos após bebê de 2 anos morrer espancado no PR

Expansão do programa

O processo faz parte da expansão do programa cívico-militar no Paraná, que já conta com 312 unidades e cerca de 190 mil estudantes em todo o Estado — o maior número do país. Caso todas as escolas aprovadas ingressem no modelo, o total chegará a 362 colégios, reunindo mais de 211 mil alunos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As instituições foram escolhidas com base em critérios técnicos definidos pela Seed-PR e somam juntas 21,3 mil estudantes. A regulamentação completa das consultas, com regras e formato de votação, será publicada nas próximas semanas nos canais oficiais da secretaria.

Implantado pelo Governo do Estado em 2021, o modelo cívico-militar é coordenado pela Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) e combina a gestão civil com a presença de militares da reserva nas atividades administrativas e no apoio à rotina e organização escolar. O Paraná tem o maior número de colégios da rede do País, com 312, reunindo cerca de 190 mil estudantes – o programa foi inclusive ampliado com a descontinuidade do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Se todos os novos colégios votarem favoravelmente, serão 362 unidades com cerca de 211 mil alunos.

Na semana passada, o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a lei que autoriza a adesão das escolas de educação em tempo integral da rede estadual de ensino o modelo cívico-militar. Das 50 unidades selecionadas, 20 são da educação em tempo integral e também serão consultadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desempenho

As últimas notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes a 2023, comprovam o sucesso da metodologia. As unidades de ensino deste modelo obtiveram índices de 5,43 nos anos finais do ensino fundamental e de 4,75 no ensino médio, superando a média estadual. Que foi de 5,3 no ensino fundamental II e de 4,63 no ensino médio. No comparativo com o Ideb de 2021, quando ainda funcionavam no modelo tradicional, 64% dos colégios cívico-militares elevaram a sua nota Ideb.

Outro destaque é a participação dos estudantes no programa Ganhando o Mundo. Dos 2 mil jovens selecionados para intercâmbio em 2025, 417 estão matriculados em colégios cívico-militares, o equivalente a 20,6% do total.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline