MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Após liberação das máscaras ao ar livre, contaminação segue em queda

Neste sábado (26), o Estado completa dez dias sem a obrigatoriedade do uso ao ar livre ou para crianças menores de 12 anos.

Da Redação

·
Após liberação das máscaras ao ar livre, contaminação segue em queda
Icone Camera Foto por AEN
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.03.2022, 11:37:30 Editado em 26.03.2022, 11:37:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nove dias após a liberação do uso de máscaras em ambientes externos no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) analisou os números da pandemia para avaliar se o decreto governamental e a resolução da pasta interferiram na curva de contaminados. Neste sábado (26), o Estado completa dez dias sem a obrigatoriedade do uso ao ar livre ou para crianças menores de 12 anos.

continua após publicidade

Os números de casos, óbitos e internações pela Covid-19 já apresentavam queda significativa quando a medida foi tomada e, agora, mais de uma semana após a liberação, a redução é ainda maior.

A taxa de reprodução eficaz, ou Rt, número médio de contágios causados por cada pessoa infectada, indica a velocidade de contaminação da Covid-19 em cada localidade. Atualmente o Paraná está com 0,92, o que significa que 100 pessoas contaminadas pelo vírus Sars-CoV-2 transmitem, em média, para 92 novas pessoas. Os números são diferentes dos registros de 13 de janeiro, no pico da Ômicron, quando o Paraná atingiu o maior RT desde o início da pandemia, com 1,92.

continua após publicidade

O Paraná é um dos sete estados com índice abaixo de 1 no Brasil. O número é o menor registro desde 3 de janeiro deste ano. Os dados são do sistema Loft.Science. Segundo a plataforma, “um Rt de 3 - 4 infectará virtualmente toda a população, enquanto um Rt de 1,5 pode ainda alcançar 60% da população. Somente se o Rt for menor do que 1, a epidemia irá diminuir de tamanho até ser eliminada”.

CASOS E ÓBITOS

Com relação aos casos, entre 17 e 25 de março foram registradas 8.616 confirmações da doença e 45 mortes. A média diária de casos neste período é de 957 diagnósticos positivos e cinco óbitos. Considerando os dados de 8 a 16 de março (antes da flexibilização) – 16.899 testes positivaram e 127 óbitos foram confirmados – os números caíram pela metade, 50% com relação aos casos e 64% no número de óbitos.

continua após publicidade

Somente neste mês, os boletins da Saúde divulgaram 47.025 casos e 334 óbitos. O número de casos é 84% menor do que os registros de fevereiro e 89% inferior na comparação com janeiro. Já com relação aos óbitos, a redução é 71% menor que fevereiro e 41% de janeiro.

Ainda segundo o levantamento, 284 municípios não registraram mortes em decorrência da doença este mês. Destes, 103 não possuem óbitos desde o ano passado. O Paraná está há oito semanas consecutivas com redução de casos e seis consecutivos com óbitos em queda.

LEITOS

continua após publicidade

O número de internamentos também caiu. No último dia 16, a Regulação de Leitos registrou 518 pacientes internados, 254 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 264 em enfermarias. Naquela ocasião, a Sesa possuía 1.990 leitos preferencias para atendimento à Covid-19. A ocupação destes leitos estava em 36% e 21%, respectivamente.

Agora, o Estado soma 1.287 leitos preferenciais, mas a ocupação reduziu quase 39% em relação a nove dias atrás. Atualmente são 317 pacientes internados, sendo 188 na UTI e 129 em enfermarias. A ocupação nesta sexta-feira (25) é de 33% e 18%, respectivamente. Nesse hiato das novas decisões, por exemplo, Curitiba chegou a ficar 24 horas sem nenhum novo internamento, no dia 23.

continua após publicidade

MONITORAMENTO

No Paraná, as máscaras devem ser utilizadas para acesso aos espaços ou ambientes fechados localizados em todo o território estadual. Indivíduos que apresentem sintomas da Covid-19 devem usar a máscara em todos os locais. O uso também é mantido como obrigatório em contato com pessoas imunosuprimidas, no acesso e atendimento nas instituições hospitalares por funcionários e para todos os pacientes e visitantes, em instituições de longa permanência e outros ambientes com características que justifiquem sua necessidade.

Para o público infantil, até os 12 anos de idade, o uso da máscara é facultativo em ambientes abertos e fechados, a partir da decisão dos pais ou responsáveis. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desaconselham o uso do acessório em crianças com idade menor que 6 anos por não conseguirem utilizá-lo de forma adequada sem supervisão.

A Sesa também não recomenda o uso em ambientes fechados para pessoas com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou com quaisquer outras particularidades que impeça o uso da máscara de proteção facial adequadamente, conforme declaração médica.

“A equipe técnica da Sesa realiza esse monitoramento diário sobre os dados da pandemia. Graças a essa análise pudemos flexibilizar o uso da máscara e começar a discutir com a sociedade novas estratégias”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. "E vamos continuar esse monitoramento, sem perder de vista a necessidade de ter responsabilidade em locais coletivos e acompanhar o calendário de vacinação".

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Após liberação das máscaras ao ar livre, contaminação segue em queda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!