Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
SIMEPAR

Após chuvas do início da semana, tempo volta a ficar estável na quarta

As temperaturas, que passaram dos 35°C em várias cidades no fim de semana, ficarão um pouco mais baixas, de acordo com o Simepar

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Após chuvas do início da semana, tempo volta a ficar estável na quarta
Autor Frente fria e sistema de baixa pressão deixam a semana chuvosa no Paraná - Foto: Geraldo Bubbniak/AEN

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê que, após chuvas que começaram já no domingo em algumas regiões, o tempo volte gradativamente a ficar estável em todo o Estado a partir de quarta-feira (3). As temperaturas, que passaram dos 35°C em várias cidades no fim de semana, ficarão um pouco mais baixas.

LEIA MAIS: Londrina pode ter maior Papai Noel iluminado do mundo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Tivemos, no domingo, muito calor no Paraná, e esse forte aquecimento, associado à disponibilidade de umidade vinda do Norte do Brasil, além da presença de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e a Argentina, favoreceram o desenvolvimento de várias áreas de instabilidade no Estado”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

As temperaturas ficaram acima dos 35°C em 20 estações meteorológicas no Paraná no domingo. As mais altas foram em Loanda (38,7°C) e Capanema (38,7°C). Também no domingo, as rajadas de vento mais fortes foram em Capanema (63 km/h às 22h30), Candói (62,3 km/h às 22h45), Curitiba - Santa Felicidade, medido pela prefeitura (61,6 km/h às 17h e às 17h40), e Planalto (Inmet) (79,2 km/h por volta das 23h).

Os maiores acumulados de chuva de domingo foram em Cerro Azul, com 17,2 mm; Lapa 22,2 mm; Piraquara (Sanepar) 28,2 mm; Foz do Iguaçu 17 mm; Curitiba - Boa Vista (Prefeitura), 51,4 mm; Curitiba - Santa Felicidade (Prefeitura) 60,2 mm; e Curitiba - Vista Alegre (Prefeitura), 40,6 mm. Houve registro de granizo na Capital e em São José dos Pinhais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A chuva continuou nesta segunda-feira (01), com acumulados acima dos 10 mm antes mesmo das 8h30 em Pontal do Paraná (Pontal do Sul), Guaratuba, Matinhos e no distrito de Horizonte, em Palmas.

“A chuva forte que ocorreu entre os Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba foi pontual, ou seja, não choveu em todos os municípios. A tendência para as próximas horas é de que a instabilidade ganhe força. As tempestades que ocorreram no domingo com raios e ventos fortes podem se repetir em praticamente todas as regiões paranaenses”, ressalta Braun.

A previsão é de chuvas a qualquer hora do dia. As temperaturas ficam um pouco mais amenas em comparação aos últimos dias, com exceção da região Norte, que ainda terá temperaturas máximas na casa dos 30°C.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na terça-feira (02), a condição ainda é de instabilidade. “O risco de tempestades é um pouco mais elevado em virtude da presença de uma frente fria que avança pelo oceano. No interior, principalmente no Oeste e Sudoeste, chove já durante a madrugada, e nas demais regiões, como na RMC e no Norte, chove entre o período da manhã e da tarde, podendo chegar até o início da noite. A chuva não deve perdurar por longos períodos, mas será expressiva”, afirma Braun.

Entre a tarde de segunda-feira e a madrugada de terça (02), há um aviso meteorológico vigente que aponta a região Noroeste com risco alto para ocorrências meteorológicas associadas a tempestades localizadas e chuva pontualmente intensa em curto espaço de tempo. Também há riscos de descargas elétricas, rajadas de vento e precipitação de granizo. No resto do Estado, o risco é moderado neste período.

Para a tarde de terça-feira, o mapa do aviso meteorológico aponta risco baixo no Oeste e Sudoeste, risco alto na faixa litorânea e na parte sul da Região Metropolitana de Curitiba (até São Mateus do Sul), e risco moderado no resto do Estado para tempestades localizadas e chuva pontualmente intensa em curto espaço de tempo, descargas elétricas, rajadas de vento e precipitação de granizo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na quarta-feira (03) ainda chove nas regiões Leste e Norte. Nas demais o tempo fica mais estável, com temperaturas altas no período da tarde. Entre a tarde de quarta e a manhã de quinta-feira (04), o mar ficará agitado, com ondas de 1,5 a 3 metros de altura e picos maiores em alto-mar.

Na quinta e sexta (04 e 05), com um pouco mais de nuvens na região Leste em virtude do ingresso de umidade do oceano, serão registradas temperaturas mais baixas no amanhecer, na faixa de 14°C a 15°C no Centro-Sul, Campos Gerais e RMC.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline