Aos 59 anos, Waldemar Niclevicz anuncia nova expedição ao Everest
Alpinista terá companhia do também paranaense Pedro Hauck na “Expedição 30 Anos do Brasil no Everest, em Prol da Restauração Ecológica”

Primeiro brasileiro a escalar o Everest até o cume em 1995, o paranaense Waldemar Niclevicz, dde 59 anos, tentará repetir o feito em uma nova expedição entre abril e maio deste ano, acompanhado do também paranaense Pedro Hauck.
-LEIA MAIS: TJ-PR manda assassino de tesoureiro do PT de volta ao regime fechado
O anúncio foi feita na quinta-feira (13), quando o alpinista anunciou a inauguração de uma Reserva Natural, em Campo Largo, e a “Expedição 30 Anos do Brasil no Everest, em Prol da Restauração Ecológica”. O objetivo da expedição, segundo ele, é engajar a sociedade na causa ambiental, destacando a importância da restauração ecológica, como uma estratégia essencial no combate à crise climática global.
Natural de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, Waldemar Niclevicz tem mais de 30 anos de alpinismo. Foi o primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest, o K2 e os Sete Cumes, consideradas as montanhas mais difíceis do mundo. Já escalou 7 das 14 montanhas com mais de 8 mil metros, o Everest duas vezes, e mais de 300 das principais montanhas do mundo, entre elas todos os 82 “Quatro Mil dos Alpes”.
Nesta sexta-feira (14), a Sanepar – companhia de saneamento do Paraná – anunciou que irá patrocinar o projeto.
“Estamos tentando sensibilizar a sociedade a tomar atitudes para tentar reverter esse caos ambiental que se tornou o nosso planeta. A Sanepar está viabilizando uma ida ao Everest para comemorarmos os 30 anos da conquista da maior montanha do mundo, levando a bandeira da Restauração Ecológica, com a imagem da Araucária, procurando sensibilizar a sociedade para que se restabeleça a floresta, o ambiente natural, o resgate ao equilíbrio do nosso planeta”, disse o alpinista.
